Tatuagens: perigos e efeitos colaterais

Escrito por túlio pires bragança Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tatuagens: perigos e efeitos colaterais
Informe-se bastante antes de tomar a decisão de fazer uma tatuagem (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Fazer uma tatuagem é sempre um momento marcante. Colocar uma imagem ou mensagem na pele é algo bastante simbólico, afinal isso irá acompanhar você por muito tempo, onde estiver. Porém, antes de se comprometer em fazer uma tatuagem definitiva, é preciso tomar certos cuidados básicos. Alguns pontos de sáude mental e física devem ser levados em questão para que esse desenho não se transforme em um problema que você levará em sua pele para o resto da vida. Não deixe a empolgação falar mais alto e se informe sobre esse procedimento para que sua tatuagem seja motivo de orgulho e não de arrependimento.

Outras pessoas estão lendo

Esterilização é fundamental

Não deixe que sua tatuagem se transforme numa infecção ou transmita uma doença. Todas as agulhas e instrumentos do estúdio de tatuagem devem ser esterilizadas, sem exceção. Consulte seu tatuador e pergunte como é feita a higiene nos instrumentos. Como as agulhas e todo material usado nos salões são considerados produtos de saúde, entrando em contato com o sangue das pessoas tatuadas, é preciso muito cuidado. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regula toda a atividade de tatuagem e estabelece algumas normas. Os profissionais devem usar jalecos e luvas descartáveis e todas as tintas usadas precisam levar um selo de avaliação da própria Anvisa.

Tatuagens: perigos e efeitos colaterais
Agulhas e instrumentos sempre esterilizados (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Procure um tatuador com referências

Depois de checar as condições de higiene e saúde do local, é hora de conhecer o talento técnico do seu tatuador. Procure um profissional experiente, com vários trabalhos feitos e com o estilo de tatuagem mais parecido ao seu gosto. Com a popularização das tatuagens, cada vez mais aparecem tatuadores com pouca experiência e péssimo gosto estético, que atraem os clientes com preços mais baratos. Lembre-se que o desenho ou frase tatuada ficará para sempre na sua pele, por isso evite escolher seu tatuador baseado somente no preço. É melhor economizar algum tempo para depois contratar um bom profissional do que fazer uma tatuagem mal feita e barata que lhe acompanhará até a velhice.

Tatuagens: perigos e efeitos colaterais
Tatue com um profissional experiente (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Cuidados após a tatuagem

O principal cuidado que você deve ter depois de fazer uma tatuagem é a higiene. Mantenha a área tatuada limpa, sem secreções e sempre hidratada. Utilize sabonete neutro e siga as instruções dadas pelo tatuador sobre a limpeza da pele. Alguns recomendam o uso de um filme plástico para evitar o atrito com a roupa e uma pomada hidratante para que a cicatrização da área seja mais rápida. Ao tomar banho, use sempre sabonetes neutros ou glicerinados, pois eles não tiram a gordura natural da pele, mantendo-a hidratada. Durante o mês seguinte evite praia, piscinas, jacuzzis e saunas. Não coce ou tire a casca da ferida, sob nenhuma hipótese.

Tatuagens: perigos e efeitos colaterais
Cuide da tatuagem para obter um melhor resultado (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Pense bem para não se arrepender

A tatuagem antes era um tabu em nossa sociedade, mas à medida que o tempo foi passando ela se tornou algo normal entre nós. Cada vez mais as pessoas se tatuam, levando na pele imagens e frases variadas. O perigo está quando somos levados pelo modismo e não pensamos o suficiente antes de pintarmos nossa pele. É muito comum que as pessoas se arrependam de suas tatuagens e depois gastem bastante dinheiro para retirá-las ou cobri-las com outro desenho. Se você está perdidamente apaixonado, pense muito bem se vale a pena tatuar o nome do seu amor. Relacionamentos vêm e vão, mas a tatuagem sempre fica.

Tatuagens: perigos e efeitos colaterais
Reflita muito antes de tatuar (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível