Como usar a taxonomia de Bloom na aula

Escrito por kevin m. jackson | Traduzido por césar campos
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Como usar a taxonomia de Bloom na aula
A pesquisa mostra que o questionamento de nível inferior não é o mais eficaz em levar os alunos ao pensamento de ordem superior (question mark 3 image by chrisharvey from Fotolia.com)

A taxonomia de Bloom é baseada na aprendizagem progressiva; um sistema de níveis de aprendizagem que avaliam a compreensão do estudante a respeito dos objetivos de aprendizagem da área de conteúdo. Os níveis da taxonomia de Bloom são conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Este sistema pode ser usado em todos os níveis de graduação e áreas de conteúdo. Ele é uma ferramenta utilizada pelos professores para avaliar o aprendizado do aluno através de várias modalidades de aprendizagem. Professores integram este sistema em sala de aula, utilizando verbos específicos designados para cada nível da taxonomia de Bloom, ao questionar e planejar a aula.

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O que você precisa?

  • Gráfico de taxonomia de Bloom
  • Lista de verbos de taxonomia de Bloom

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Instruções

    Questionamento

  1. 1

    Desenvolva perguntas baseadas no nível de conhecimento da taxonomia de Bloom, inserindo verbos como "listar", "definir", "dizer" e "contar". Por exemplo, "você pode listar todos os planetas do sistema solar?".

  2. 2

    Formule perguntas do nível de compreensão da taxonomia de Bloom, inserindo verbos como "descrever", "identificar", "prever" e "diferenciar". Por exemplo, "você pode descrever pelo menos duas características de cada planeta no sistema solar?".

  3. 3

    Formule perguntas do nível de aplicação da taxonomia de Bloom, inserindo verbos como "aplicar", "classificar", "demonstrar" e "examinar". Por exemplo, "como você pode classificar cada um dos planetas com base em suas características físicas?".

  4. 4

    Crie perguntas do nível de análise da taxonomia de Bloom, inserindo verbos como "comparar", "separar" e "analisar". Por exemplo, "como você compararia Netuno e Saturno?".

  5. 5

    Formule perguntas do nível de síntese da taxonomia de Bloom, inserindo verbos como "inventar", "projetar" e "criar". Por exemplo, "como você projetaria um modelo de Marte?".

  6. 6

    Crie perguntas para o nível de avaliação da taxonomia de Bloom, inserindo verbos como "avaliar", "medir", "concluir" e "resumir". Por exemplo, "como você mediria as distâncias entre cada planeta do sistema solar?".

    Planejamento de aula

  1. 1

    Desenvolva planos de aula, inserindo verbos diferentes para cada nível da taxonomia de Bloom, nos objetivos de aprendizagem para cada assunto ensinado. Por exemplo, "os alunos serão capazes de listar os planetas do sistema solar?".

  2. 2

    Crie atividades de sala de aula que se alinhem aos níveis de conhecimento e compreensão da taxonomia de Bloom, dando aos estudantes folhas de exercícios que exijam que eles se lembrem de informações e expliquem sua compreensão sobre o assunto.

  3. 3

    Formule atividades de sala de aula que levem os estudantes ao nível de aplicação e análise de taxonomia de Bloom, usando atividades de laboratório, como experiências científicas ou tarefas escritas.

  4. 4

    Use atividades de sala de aula que ajudem os alunos a experimentar os níveis de síntese e avaliação da taxonomia de Bloom, exigindo deles a construção de um projeto especial, avaliando ele usando uma rubrica.

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