O que é TCP/IP, DNS e DHCP?

Escrito por stephen byron cooper Google | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é TCP/IP, DNS e DHCP?
O endereço real de uma página na Internet é um endereço IP e não um endereço WWW (Comstock/Comstock/Getty Images)

A tecnologia de redes é cheia de abreviações confusas. Contudo, qualquer um que deseje entender como as redes e a Internet funciona deve desenvolver uma certa familiaridade com essa terminologia. Três do termos mais importantes são TCP/IP, DNS e DHCP. O TCP/IP é uma série de padrões de redes, o DNS é um sistema de referência cruzadas entre endereços da Internet e DHCP é um método de aplicação de endereços a computadores.

Outras pessoas estão lendo

Características comuns

TCP/IP, DNS e DHCP são todos relacionados ao endereçamento. A Internet apenas pode funcionar se cada computador do mundo tiver um endereço único e todos os dispositivos que conectam o sistema utilizarem um sistema global de endereçamento.

TCP/IP

O Transmission Control Protocol/Internet Protocol (protocolo de controle de transmissão/protocolo de Internet) é um dos conjuntos de protocolos de rede mais antigos. Ele foi criado por Vinton Cerf e Robert Khan em 1974. Ele ajudou a criar a Internet através da invenção do sistema de endereçamento utilizado até hoje. Os protocolos TCP/IP ditam os métodos para empacotamento de dados em segmentos a serem transferidos pelas redes. O Internet Protocol, que é um dos níveis mais baixo de protocolo, define o endereço IP. A estrutura de endereço em uso hoje é chamada IPv4. O espaço de endereço criado por esse sistema está se esgotando. Quase todos os endereços disponíveis já foram alocados. Isso é um problema, pois nenhum computador pode enviar ou receber informações na Internet se ele não possuir um endereço IP. Um nova versão do protocolo define um endereço mais longo, com maior número de permutações, e é chamada IPv6.

DNS

Os endereços IP são difíceis de lembrar. Os endereços IPv4 são número binários de 32 bits. A tentativa de Cerf e Kahn de tentar facilitar a memorização deles foi convertê-los em oito números digitais, produzindo uma estrutura como "123.45.111.1". Mas isso não facilita muito a memorização. Sir Tim Berners-Lee, trabalhando no CERN (organização europeia de pesquisa nuclear), inventou a World Wide Web em 1991. A World Wide Web usa um sistema de endereçamento chamado de endereço web. Esse é um formato familiar a todos de 2011, e fácil de lembrar. Contudo, os endereços web não são endereços reais. Os navegadores web têm que converter os endereços web para enedreços IP relevantes. O sistema que converte esses endereços é chamado de Domain Name System (sistema de nomes de domínio). Isso é a função do DNS. O sistema é distribuído ao longo de vários servidores localizados ao redor do mundo. Esses servidores são chamados Domain Name Servers (servidores de nomes de domínio), outro uso da abreviação DNS.

DHCP

O Dynamic Host Configuration Protocol (protocolo de configuração dinâmica de host) é um método de alocação de endereços IP para computadores na inicialização. A programação da BIOS, que é o sistema básico de operação de um chip de computador, faz com que ele procure um servidor DHCP no momento em que ele é ligado. O contato com o servidor DHCP ocorre antes que o computador inicie seu sistema operacional. Isso é porque algumas redes armazenam o sistema operacional em um locação de rede, e o computador no processo de inicialização não seria capaz de se comunicar com o servidor sem um endereço IP. O DHCP também aloca endereços IP temporários a usuários de serviços de Internet quando eles se logam no sistema. Esse método é chamado endereçamento IP dinâmico, e é uma tentativa de diminuir a exaustão de endereços IP. Os provedores de Internet mantém uma quantidade de endereços IP menores do que o número de clientes, porque nem todos os clientes estarão conectados à Internet ao mesmo tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível