×
Loading ...

O teatro ajuda a vencer a timidez?

A timidez é uma das sensações mais inibidoras que um ser humano pode sentir. As manifestações físicas entregam o tímido e complicam ainda mais o momento. Boca seca, rosto avermelhado, suor e tremedeiras são comuns às pessoas tímidas, mas podem ser vencidos. Uma das maneiras mais eficazes de quebrar a timidez é fazer teatro. A arte traz outros benefícios, trabalha o corpo, a mente e as expressões. Conheça Pamela, Nubia e Nícolas: três atores apaixonados por teatro que venceram suas inibições subindo ao palco.

O teatro pode ajudar na compreensão da timidez (IPGGutenbergUKLtd/iStock/Getty Images)

O ímpeto de ocupar espaços

A jornalista Pamela Mascarenhas tem 25 anos e estuda teatro desde os 10 anos, mas aos 16 se afastou dos palcos. Ela acredita que o teatro é uma forma de quebrar a timidez. "O teatro me deu uma forma diferente de responder às coisas da vida, que era muito fruto do que ele provocava em mim com aquela coisa domínio do palco, do corpo e da voz. Não tem como desligar tudo isso quando você sai do palco. Você passa a se posicionar melhor com as pessoas, se expressar melhor, ter o mesmo ímpeto de ocupar determinados espaços. Acho que isso é suficiente para romper com qualquer timidez”, diz a jornalista.

Loading...

As multifacetas e as habilidades

Nubia Gremion é atriz, estudante e arquiteta. Com tantas habilidades, o teatro foi fundamental na sua vida. Hoje, ela mora na Itália, onde frequenta aulas esporádicas de teatro alternativo. Pela sua arte, a arquiteta já fez participações em novelas, filmes e curtas metragens. Para ela, "o teatro é capaz de te abrir por inteiro; faz você entender que tudo é possível; que falar em público não é um monstro de sete cabeças, que receber aplausos é um momento mágico e indescritível. Por esses motivos, sim, certamente o teatro ajuda a vencer a timidez: é, antes de tudo, uma educação social".

A metalinguagem da vida

Nícolas Tadashi tem 18 anos e é estudante de Letras. Começou na arte em 2008 e atuou em peças como "Aurora da minha vida" e "Capitu". Para ele, o teatro é uma metalinguagem que serve como impulso para vencer a timidez. "O teatro é mais que uma forma de arte: é um espaço e, como tal, funciona como um tablado onde você é capaz de se enxergar em 'pedaços', ou seja, você enxerga seus defeitos, seus medos, suas qualidades, seus desejos e isso tudo fornece uma base muito sólida de auto confiança", descreve Nícolas.

Falar em público se torna mais fácil com a prática

Para o psicólogo e ator Waldir Chagas, o teatro se manifesta como um "treinamento da alma". Durante as aulas, os alunos precisam alinhar o corpo e a voz, o que pode ser um exercício primoroso no combate da timidez. "Ao se exercitar em cena, o ator está mexendo músculos e liberando endorfina. A sensação de prazer gerada pela excitação do teatro faz com que a pessoa se solte mais. Conhecendo o seu corpo e a sua voz, isso vai fazer com que você saiba usar esses exercícios fora do palco também", avalia.

Você é lindo do seu jeito

Para Waldir, o teatro imita a vida e, por isso, é mais fácil adaptar as sensações do palco para a realidade. "Eu gosto de pensar em um estojo de maquiagem. A mulher passa maquiagem para se sentir mais bonita, para se sentir bem. O teatro é uma maquiagem que não precisa ser removida. Ele embeleza quem você é porque te ajuda a se sentir bem consigo mesmo e, assim, se soltar, se libertar. E você é lindo do seu jeito", analisa.

Libertação do corpo e da alma

O teatro é a forma plena de libertação do corpo e da alma. Assim, ajuda a vencer a timidez. Psicólogos recomendam a arte para crianças que têm dificuldades de se relacionarem com outras. Adolescentes e jovens também podem recorrer às artes cênicas para aprender a falar em público e se posicionar melhor em entrevistas de emprego e apresentação de trabalhos. Para os adultos e idosos o teatro também pode ser uma terapia. A prática ajuda no trabalho e na interação com pessoas de diferentes estilos e personalidades. Uma dica é gravar sua atuação e depois assisti-la para saber o que deve aprimorar. Deixe a arte libertar você!

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...