O que é o tecido de cambraia?

Escrito por jennifer kirby | Traduzido por rafael mendes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é o tecido de cambraia?
A cambraia é frequentemente usada em roupas de linho, roupas de bebê, lingerie e lenços (white batist handkerchief image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

A cambraia é um tecido conhecido por sua suavidade, delicadeza e leveza. Por causa destas características, é frequentemente usado para a linha de roupas de linho, bem como para fazer itens como roupas de bebê, lingerie e lenços. Ele também é bom para cortinas, mas requer cuidados e atenção especial. A cambraia deve ser lavada em um ciclo suave sem lixívia, pois pode facilmente ficar presa no pé de uma máquina de costura. A Cambraia Premium vem da Suíça e Inglaterra, de acordo com o Fabrics.net.

Outras pessoas estão lendo

História

O tecido de cambraia recebeu esse nome do tecelão de linho francês do século XIII Jean Batiste, e sua popularidade permaneceu ao longo dos séculos. Um artigo de 20 de agosto de 1911, no The New York Times observou, "o tecido favorito do dia, se pode realmente ser definitivo, é cambraia ou linho puro... Este material não é apenas usado para vestidos que são descartados em chiffon preto ou colorida seda da China, mas para camadas separadas, para chapéus, para golas e punhos, fichus, faixas largas com extremidades longas e muitas vezes para chinelos."

Mercerização

O tecido de cambraia pode ser de algodão, poliéster, linho, seda ou uma mistura destes, embora mais comumente seja feito de algodão ou uma mistura de algodão e poliéster, de acordo com o "Sew Any Fabric," por Claire B. Shaeffer e Nancy Zieman. Geralmente tem sido tratada para melhor resistência e brilho por um processo chamado de mercerização, que envolve a imersão do tecido em hidróxido de sódio sob tensão e, em seguida, o tecido é enxaguado limpo. A mercerização faz as fibras incharem, o que torna o tecido mais forte, mais brilhante, mais durável e mais com maior aceitação de corantes, de acordo com a enciclopédia britânica.

Similaridades com o Organdi de Gramado

Entre outros tecido leves, a cambraia se destaca porque, mesmo sendo fina é opaca e não transparente. A cambraia é parte da família de tecidos organdi de gramado, mas a cambraia é mais pura, de acordo com Fabrics.net. A Cambraia e o gramado têm padrões de tecer quase idênticos, mas a cambraia tem mais espaçamento entre os fios, o que é responsável por seu aspecto "ondulado". Esta característica é ainda mais amplificada pela mercerização.

Outros usos

A cambraia é mais comumente usada pra fazer uma variedade de peças do vestuário e acessórios, mas pode servir para outros propósitos também. Costinas puras ou semi-puras são frequentemente feitas de cambraia, assim como os vestidos de baptizado, cobertores e edredons para bebês. Uma variação do tecido chamado forro cambraia é mais pesada que o a cambraia padrão, mais próximo em questão de opacidade do tecido gramado semi-puro e ideal como um underliner, de acordo com o Silk Road Textile Merchants.

Considerações

O preço da cambraia depende de onde ela vem e se ela está misturada à outros tecidos. A cambraia que não é misturada com poliéster é considerada mais fina (e desta forma é mais cara). Ela é mais propensa a amarrotar, mas é mais fácil de costurar. A Cambraia Premium "não é barata mais dura a vida inteira e mais seis meses" de acordo com o artigo do New York Times de 1911, "e é provável que alguém possa encontrar todos os tipos dessas peças entre outros pertences de um outro dia."

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível