Mais
×

Que tipo de tecido para estufa devo utilizar em uma estufa de fibra de vidro?

Atualizado em 20 julho, 2017

Para cultivar plantas saudáveis é necessário um cuidado extremo de luz e sombra, principalmente em plantações em estufas, normalmente construídas com tetos de fibra de vidro. Os tecidos para estufas são itens que protegem as plantas, mas é necessário saber qual tipo utilizar.

Os tecidos para estufas dão sombra para suas plantas, sem impedir a passagem de luz (greenhouse image by .shock from Fotolia.com)

Encontrando as sombras

Cultivadores estão sempre em busca de criar a ilusão de uma sombra, sem impedir que a luz solar alcance as plantas ou tornar o ambiente da estufa muito quente.

Tecidos para estufas

Os tecidos para estufas possuem diversas classificações de acordo com o nível de sombra oferecida. Os fabricantes os classificam em "graus", indicando o nível de luz, calor e raios ultravioleta que ultrapassam o tecido. O modelo dependerá do propósito do uso. Ao cuidar de aves, por exemplo, você precisará de um nível alto, como cerca de 70%; mas ao cuidar de vegetais ou frutas, um nível de 40% a 50% deve ser suficiente.

Tecidos para estufas escuros ou claros?

Esses tecidos para estufas possuem diversas cores, partindo do branco - que reflete o Sol, criando um ambiente mais fresco - até o preto, que absorve o Sol, criando um ambiente mais quente. Muitos cultivadores perceberam que o modelo mais benéfico é o branco.

Tecidos para estufas tricotado ou entrelaçado?

Os tecidos entrelaçados, construídos de polipropileno, possuem um tempo de vida útil maior. Eles possuem um visual plástico com uma rede horizontal e vertical bem distinta. Os tecidos tricotados são feitos de poliestireno de alta densidade, dando uma aparência de pano. Os tecidos entrelaçados de polipropileno são melhores para as estufas.

Esses tecidos são amigáveis ao meio ambiente?

Os tecidos para estufas são amigáveis ao meio ambiente, complementando a fibra de vidro dos telhados, formando uma boa combinação.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article