Quanto tecido é necessário para uma capa de sofá?

Escrito por amber webb | Traduzido por ricardo onohara
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto tecido é necessário para uma capa de sofá?
Capa para sofá (Getty Images/Digital Vision/Getty Images)

As capas dão uma renovada no visual dos sofás, cobrindo as manchas ou escondendo desgastes e rasgos, transformando seu móvel antigo e surrado em uma versão mais encantadora. Fica muito mais barato colocar uma capa do que comprar um sofá novo. Determinar quanto tecido será necessário para fazer uma capa é apenas parte do desafio. Use as dicas para determinar o tipo do tecido e o preço.

Outras pessoas estão lendo

Os estilos de capa

Há inúmeros estilos de capa. O estilo escolhido determinará a quantidade de tecido que você precisará. Pode ser feita uma capa para toda a estrutura do sofá e outras para cada estofado ou uma capa única cobrindo todo o móvel. A capa pode ter uma certa folga de tecido para ficar mais confortável e dar um ar casual ou ser bem apertada para ter uma aparência mais formal.

As dimensões do sofá

Os sofás podem ter formatos e tamanhos diferentes, portanto a medida é importante. Meça as dimensões de todas as superfícies do sofá, como altura, largura e comprimento das costas, dos braços e dos estofados (se você for encapar cada parte separadamente) e da frente. Se o sofá tiver áreas irregulares, meça o sofá considerando a parte maior.

Quanto tecido é necessário para uma capa de sofá?
Meça corretamente seu sofá (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Outras considerações

Quando calcular a quantidade de tecido que será necessária para sua capa, deixe sobras de aproximadamente 8 cm para as costuras. Os tecidos indicados para estofamento tem 1,4 m de largura sendo mais largos se comparados com outros tecidos. Se escolher usar um tecido regular (normalmente 1,1 m de largura), precisará comprar mais do que se estivesse comprando tecido próprio para estofamento. Compre também uma quantidade extra de tecido se estiver usando um padrão que terá de ser alinhado, como listras. Caso esteja encapando o sofá e o estofado separadamente, você pode usar musselina ou até mesmo um lençol antigo para forrar os vãos do sofá que não podem ser vistos. Se planeja forrar as almofadas para que combinem com o sofá, meça estas também. Lembre-se, é melhor pecar pelo excesso do que pela falta de tecido que pode prejudicar a finalização do seu projeto.

O tecido

Você provavelmente sabe o tipo de tecido que deseja. Talvez queira uma cor que combine com suas cortinas novas e com a pintura das paredes. O material escolhido é tão importante quanto o estilo. Considerando a importância em relação ao uso que a mobília tem quando você escolher o tecido. A seda é um tecido lindo e luxuoso, mas deve ser utilizado apenas para partes decorativas. Para sofás muito utilizados, escolha um tecido mais durável como o poliéster. Fique com uma tira de tecido nas mãos enquanto estiver fazendo compras, se enrugar, ele enrugará no seu sofá também. Considere a estampa do tecido. As listras têm que estar todas na mesma direção, o que pode acarretar em mais trabalho e uma quantidade maior de tecido.

Quanto tecido é necessário para uma capa de sofá?
A escolha do tecido (Steve Baccon/Photodisc/Getty Images)

O preço

Pode ser que você pague mais por um tecido resistente. Se estiver pensando em comprar um tecido menos durável para economizar, considere o tempo que gostaria de manter a capa. Você está disposto a fazer uma outra capa daqui um ano caso a primeira não dure? Informe-se nas lojas de tecidos sobre promoções e descontos. Por outro lado, uma capa pronta pode ser mais barata que uma feita por você. Você também terá que medir seu sofá antes de comprar uma capa pronta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível