O que é o tecido tencel?

Escrito por les belzer | Traduzido por paula moreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é o tecido tencel?
Roupas formais podem ser feitas de tencel (brown dress gown pink belt white rose bouquet image by Paul Retherford from Fotolia.com)

Tencel (liocel) é uma fibra artificial desenvolvida recentemente (em 2010). É a única fibra inventada nos últimos 30 anos. Ao contrário do poliéster e do náilon, não é feito de um polímero completamente sintético, mas sim à base de celulose de madeira. Você pode encontrar tecido tencel puro ou contendo outros tipos de fibras.

Outras pessoas estão lendo

História antiga da fibra sintética

Durante a maior parte da história humana, fibras para tecidos eram obtidas tanto de animais quanto de plantas. Jaquetas de lã e camisas de algodão têm sido usadas desde tempos pré-históricos. Em 1890, a primeira fibra artificial foi desenvolvida. Viscose, também conhecida como seda artificial, é uma fibra baseada em celulose, assim como o raiom, que foi descoberto em 1924. Enquanto essas fibras são consideradas artificiais, elas não são completamente sintéticas já que são feitas a partir de celulose natural.

A descoberta do náilon

A primeira fibra completamente sintética foi o náilon. Inventado pouco antes da Segunda Guerra Mundial, se tornou renomado mais por seu uso em meias femininas do que pelo uso militar em cordas, pára-quedas e roupas. Em 1941, as fibras de poliéster surgiram. No decorrer dos 60 anos seguintes, houveram muitas melhorias baseadas nessas fibras e em tecidos que podem ser feitos a partir delas. O dácron, terelyne e microfibras são alguns exemplos.

Como fibras artificiais são feitas

Fibras artificiais e sintéticas são feitas através de um processo chamado extrusão. A celulose líquida ou o poliéster sintético são espremidos por buracos bem pequenos (fieiras) para o espaço onde as fibras são criadas. Elas podem ser feitas relativamente espessas ou reduzidas a finíssimos 0,01 mm.

O que é tencel?

Liocel, comercialmente conhecido como tencel nos Estados Unidos, é uma fibra artificial feita da celulose da polpa da madeira. Já que é feita por material colhido em plantações de árvores, é renovável, um produto ecologicamente correto. Embora seja uma fibra manufaturada, é considerada natural e, como tal, biodegradável. É dissolvida em um agente dissolvente reciclável não tóxico.

Tecido tencel

Tecidos podem ser feitos completamente de tencel ou combinado com outros materiais para reduzir custos. Tecido feito com pequenas fibras de tencel tem textura muito parecida com algodão. Ele, no entanto, não forma pregas e nem encolhe. Fibras mais longas de tencel dão ao tecido um toque macio e sedoso, com um ótimo caimento e podem ser usados em roupas formais elegantes.

Problemas com o tecido tencel

Tencel tem uma baixa superfície energética, o que significa que corantes não se prendem bem. Isso pode causar deterioramento. Embora fibras tencel por si próprias sejam ecologicamente corretas, alguns fabricantes utilizam processos como banhos de enzimas, tratamentos químicos e tingimentos que não seguem o caminho "verde" e podem causar alergias em pessoas sensíveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível