Quais tipos de tecidos são mais resistentes ao fogo?

Escrito por sara melone | Traduzido por juarez jr.
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais tipos de tecidos são mais resistentes ao fogo?
Os tecidos resistentes a chamas são mais lentos para inflamar que a maioria dos têxteis tradicionais (fire image by Fotocie from Fotolia.com)

Embora nenhum tecido seja totalmente à prova de fogo, certos produtos têxteis resistem melhor às chamas que outros. Os tecidos resistentes ao fogo, também conhecidos como retardadores de chamas, ganharam esse nome com base no tempo que demoram para queimar. Eles podem ser naturalmente resistentes ao fogo por causa de sua fibra natural ou por serem tratados com um produto químico capaz de resistir ao calor intenso e às chamas.

Outras pessoas estão lendo

A lã geralmente é considerada o material natural mais resistente a chamas, porque é difícil de inflamar e o fogo costuma extinguir em suas fibras. Materiais naturais, como seda, algodão e lã são mais suscetíveis a pegar fogo que as fibras sintéticas. Contudo, as técnicas de fabricação das peças de roupa podem melhorar sua resistência ao fogo. As fibras naturais podem ser tratadas com uma solução química que melhora a resistência às chamas. Quando um material feito de fibras naturais é produzido com pontos bem unidos, ele ganha uma resistência maior ao fogo.

Quais tipos de tecidos são mais resistentes ao fogo?
O algodão é inflamável por natureza até que seja quimicamente tratado para resistir ao fogo (cotton image by arklite06 from Fotolia.com)

Acrílico, poliéster e nylon

Os tecidos sintéticos como acrílico, poliéster e nylon podem ser perigosos quando queimam; porque podem derreter e causar queimaduras na pele se a pessoa estiver usando uma peça de roupa feita com algum desses materiais. Apesar do risco, esses tecidos sintéticos são considerados resistentes ao fogo. Eles resistem muito mais à combustão que as fibras naturais, mesmo quando expostos em locais com temperaturas muito elevadas. Os materiais sintéticos também podem ser tratados com produtos químicos resistentes ao fogo para aumentar a sua capacidade de suportar altas temperaturas.

Quais tipos de tecidos são mais resistentes ao fogo?
O poliéster foi inventado na década de quarenta (100% polyester image by Stefan Häuselmann from Fotolia.com)

Kevlar e Nomex

As fibras de aramida são resistentes ao calor. Elas são utilizadas nas marcas de tecidos Kevlar e Nomex. Ambas são bem conhecidas por seus usos em alguns tipos de coletes, inclusive os à prova de balas usados pelas forças armadas. O kevlar e tecidos sintéticos semelhantes são inerentemente mais resistentes ao fogo que qualquer outro tipo de malha. Além disso, muitas vezes, são usados para fazer luvas resistentes ao calor para quem trabalha com solda ou na fabricação de vidro e também para fazer uniformes de proteção para bombeiros.

Quais tipos de tecidos são mais resistentes ao fogo?
Os tecidos de fibras de aramida são tão fortes que podem parar uma bala (Bullet image by phizics from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível