on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O que faz uma tecla de piano ficar agarrando?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Para que um piano funcione adequadamente, cada tecla deve funcionar quando pressionada. Uma tecla que não produz uma nota frequentemente, acabará parando de funcionar completamente e precisará ser verificada mais cedo ou mais tarde. Existem vários problemas que podem fazer com que as teclas agarrem ou não funcionem, indo desde condições de temperatura, objetos estranhos e mesmo o desgaste geral.

Vários fatores podem fazer com que as teclas agarrem ou não toquem adequadamente (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Martelos

Os martelos do piano fazem parte do maquinário interno do instrumento e são as peças que atingem as cordas para produzir a nota. Uma causa comum de teclas prendendo é o desgaste geral dos martelos, o que significa que eles não atingem as cordas direito todas as vezes.

Loading...

Deformação da madeira

Se o piano estiver em um local onde a temperatura varia muito ou houver muita umidade, o corpo do instrumento pode começar a se deformar. Uma peça do corpo do piano na frente das teclas pode começar a pressioná-las, fazendo com que fiquem agarrando. Essa peça é a base do teclado, e inserindo um pedaço de papelão fino — por exemplo, um cartão de visita — entre as teclas, esse problema pode ser resolvido.

Deformação da tecla

Os mesmos problemas de temperatura e umidade que afetam a base do teclado também podem levar à deformação e inchaço das teclas. Pressione e segure a tecla problemática e uma de suas adjacentes e enfie uma chave de fenda entre as duas. Gire a chave de fenda levemente para separar um pouco as teclas.

Objetos estranhos

Poeira, areia e outras substâncias estranhas também podem interferir nas teclas, fazendo com que agarrem ou não toquem apropriadamente. Insira uma faca fina entre as teclas e pressione lentamente em direção à base do teclado.

Abafador

Outro problema com as condições é quando as teclas deixam de tocar adequadamente devido a umidade nos abafadores das teclas. Existem dois abafadores de feltro dentro de cada tecla, e se eles ficarem úmidos, não funcionarão apropriadamente. Levante a tecla e mexa delicadamente para trás e para frente para comprimir o feltro, ou pressione a tecla em um dos lados e mova de um lado para o outro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...