Técnica de Alexander para postura

Escrito por yvonne glasgow | Traduzido por david bueno
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Técnica de Alexander para postura
A posição seu corpo afeta a respiração, postura e bem-estar geral (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A técnica de Alexander foi desenvolvida na década de 1890 por um homem chamado Frederick Matthias Alexander. Alexander tinha problemas respiratórios e de voz, e observando suas próprias ações, ele percebeu que a maneira como a pessoa posiciona o seu corpo afeta a respiração, postura e bem-estar geral. Alexander era um ator da Austrália e já estava acostumado com as dores causadas por ficar de pé durante todo o dia, mas ele percebeu que havia uma maneira mais saudável de se mover. Suas técnicas ajudam as pessoas de muitas maneiras.

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Usando a técnica de Alexander para a postura

A técnica de Alexander ajuda a aliviar dores nas costas, pescoços e articulações, má posturas e problemas respiratórios. Ela deve ser ministrada por um profissional que possa identificar as mudanças necessárias nas formas de movimento. A técnica é iniciada com o simples processo de levantar de uma cadeira. Isso fornece informações ao professor para ajudar o aluno a ajustar o uso de seu corpo.

A técnica de Alexander ensina como corretamente estar de pé, sentar-se, fazer as tarefas diárias (escovar os dentes, trabalhar em uma mesa) e até mesmo como deitar-se corretamente. Ela ensina como ir de esticar os músculos e articulações do corpo para usá-los de forma adequada e segura. Como o corpo vai ser utilizado adequadamente, não haverá mais posturas ruins, o que é uma das principais causas da dor lombar crônica.

Para facilitar a mudança, seguindo a técnica de Alexander, existe uma prática na qual a  pessoa fica deitada com a cabeça apoiada em dois livros (de cerca de 5 a a 10 cm de altura). O pescoço não deve tocar os livros e a coluna deve ficar relaxada em uma posição horizontal sobre o chão. Os joelhos devem permanecer dobrados, deixando cerca de 30 cm de espaço entre os pés e as nádegas, com os pés apoiados no chão. Faça isso todos os dias durante 15 a 20 minutos e perceberá que o corpo relaxa e se torna menos rígido.

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