Técnica para fazer o corte masculino estilo militar

Escrito por paul bright | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnica para fazer o corte masculino estilo militar
Este corte é geralmente feito com máquina para cortar cabelos ou barbeadores elétricos (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

O corte militar, ou gradual, é também usado nas forças armadas. Ele mostra cabelos longos que gradualmente se apresentam mais curtos em direção ao couro cabeludo. Este corte é geralmente feito com máquina para cortar cabelos ou barbeadores elétricos. Para obter um bom corte, é necessário ter um cortador de cabelos bem preparado, apresentar um corte inicial que seja uniforme e ter as lâminas corretas para dar o detalhe gradual do corte.

Outras pessoas estão lendo

Preparação do cortador de cabelos

Faça o corte militar usando um cortador de cabelos limpo, com lâminas e pentes em bom funcionamento. Verifique se o cortador não apresenta restos de cabelos ou obstruções nas lâminas. Você pode verificar isto retirando as lâminas e limpando-as com uma escova. Se você não tiver uma escova de limpeza para cortadores, uma escovinha de limpeza de unhas também poderá ser usada. Quando as lâminas estiverem expostas, pingue nelas duas ou três gotas de óleo lubrificante. Coloque novamente as lâminas, ligue o cortador e deixe-o ligado por pelo menos 30 segundos. Isto garante um bom corte.

Verifique se os pentes estão em ordem também. Você deve possuir uma variedade de pentes para cortes progressivos. A maioria dos pentes é numerada de um a oito, o que corresponde a centímetros e frações de centímetros, como por exemplo 3 mm ou 6 mm. A falta de alguns pentes vai tornar o corte mais difícil. Os pentes também não devem apresentar falta de dentes, pois isto pode resultar em lacunas deixadas nos cabelos cortados.

Técnica para fazer o corte masculino estilo militar
Verifique se o cortador está em ordem (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Corte inicial

Você deve iniciar o corte penteando os cabelos e removendo deles qualquer objeto, como faixas ou grampos. Penteie todo o cabelo para favorecer um corte uniforme. Se tiver cabelos longos, use elásticos para prendê-los e use uma tesoura afiada para cortá-los até que fiquem na altura do pescoço. Para iniciar, use o pente mais largo que tiver, tal como o de 2,5 cm. Comece a cortar na parte de trás da cabeça na base do pescoço. Passe o cortador iniciando na base do pescoço e indo até o topo da cabeça, fazendo um leve movimento como se estivesse escavando. Repita o procedimento até os cabelos da parte de trás da cabeça estarem completamente cortados, e então faça o mesmo nas laterais e depois no topo da cabeça. Se o seu cortador tiver ajuste para corte gradual, cuidado para não ativá-lo enquanto corta para não acabar com um corte desuniforme.

Técnica para fazer o corte masculino estilo militar
Você deve iniciar o corte penteando os cabelos e removendo deles qualquer objeto, como faixas ou grampos (Comstock/Comstock/Getty Images)

Fazendo o efeito gradual

Uma vez obtido o primeiro corte a um comprimento bem uniforme, comece o efeito gradual. Troque o pente para o de nível menor mais próximo, como o de 2 cm. Trace uma linha imaginária ao redor da cabeça onde deseja que o efeito gradual se inicie; geralmente a 1,30 cm em relação ao topo de cabeça. Use o mesmo movimento de escavar para cortar e inicie-o na parte de trás da cabeça até atingir a linha. Para cabelos lisos, você pode usar grampos para manter a linha reta. Comece o próximo corte gradual a 0,5 cm abaixo do último corte e use um pente um nível abaixo em tamanho. Continue a cortar neste padrão até obter o efeito final desejado.

Técnica para fazer o corte masculino estilo militar
Continue o corte gradual até obter o efeito final desejado (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível