×
Loading ...

A técnica de cuspir e queimar para engraxar sapatos

Atualizado em 17 abril, 2017

A técnica de polir sapatos de cuspir e queimar é antiga. O termo brilho de cuspe originou-se no serviço militar, onde os soldados eram encorajados a manter seus sapatos brilhando como espelhos, embora o termo cuspir não necessariamente sempre refira-se à saliva. Pequenas quantidades de água morna podem ser utilizadas para auxiliar a graxa a entrar em contato com as fibras do couro, mas alguns cavalheiros à moda antiga podem argumentar que cuspir é o melhor! O termo queimadura refere-se à técnica de aquecimento que faz a graxa penetrar ainda mais no couro do sapato. Acessórios para o lar, tais como velas ou secadores de cabelo, podem ser usados para produzir, de forma eficiente, esse efeito e deixar os sapatos tão brilhantes quanto vidro limpo.

Um bom lustro pode fazer sapatos sociais terem uma aparência profissional e limpa. Certifique-se de usar uma graxa que combine com a cor de seus sapatos (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Preparando os sapatos

Limpe quaisquer detritos ou sujeira do sapato de couro antes de aplicar graxa. Você pode fazer isso com uma escova de limpeza e água fria, esfregando profundamente a sujeira da superfície e da sola do sapato. Quaisquer grãos de areia ou sujeira remanescentes irão interferir com o polimento e danificar o brilho final. Lave as mãos com água e sabão. O óleo sobre seus dedos pode atrapalhar a absorção da graxa oleosa. Para um lustro completo, retire os cadarços, para que a língua do sapato possa ser engraxada também.

Loading...

Um pano limpo para engraxar

Enrole um pano de algodão limpo em torno de seu dedo, de modo que uma única camada de pano cubra a ponta. Coloque o dedo coberto com pano levemente em água morna, mas evite deixar o pano encharcado. Apenas quantidades muito pequenas de água devem ser usadas para evitar manchas de água no acabamento final. Escolha uma graxa que combine com as cores do couro do sapato. Umedeça o dedo na graxa e comece a aplicá-la à superfície do couro.

Aplicando a graxa

Esfregue a graxa em movimentos pequenos e circulares sobre a superfície do sapato. Ela aparentará, inicialmente, estar lamacenta e embaçada, mas continue lustrando até que comece a brilhar. Isso pode levar algum tempo, dependendo da idade do sapato. Sapatos mais velhos podem resistir ao óleo da graxa, mas isso pode ser superado com um pouco de queimadura.

Queimadura

Coloque uma vela acesa sobre uma superfície estável ou use um secador de cabelo com uma temperatura baixa. Guie suavemente o sapato polido em torno da fonte de calor, mantendo-a alguns centímetros de distância do sapato. Tenha cuidado para não queimar o couro de verdade, o termo refere-se simplesmente ao processo de aquecimento. O objetivo da queimadura é suave e lentamente derreter a graxa oleosa, de modo que dilua para uma absorção fácil.

Finalizando

Continue a aplicar a graxa com o dedo coberto de pano até um brilho começar a aparecer. Aplicações adicionais poderão ser necessárias, dependendo do brilho desejado. Repita o aquecimento suave da graxa, acompanhado por movimentos circulares contínuos de lustração sobre toda a superfície do sapato. Gire o pano de algodão no seu dedo para que um lado do pano limpo seja usado no início de cada passo repetido.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...