Mais
×

Técnica para misturar tintas cinza e lavanda

Ao misturar a tinta lavanda ou cinza, é preciso usar tinta branca para clarear a tinta mais escura, criando um tom mais claro. Nesse caso, uma tinta roxa ou preta será usada como aditivo ao branco para criar as cores desejadas.

Diversos tons de roxo e lavanda (George Doyle/Valueline/Getty Images)

Misturando tinta lavanda ou cinza

Na mistura de tintas, lavanda e cinza são tons de roxo e preto. Isso significa, simplesmente, que as duas cores foram clareadas pela adição de tinta branca. Para conseguir a tinta lavanda ou cinza, três tintas básicas são necessárias — roxo, preto e branco. Caso você não tenha o roxo, misturar azul com vermelho resultará nessa cor.

Lavanda é um tom mais claro de roxo, obtido pela adição de pequenas quantidades de tinta roxa no branco. A razão para adicionar o roxo ao branco é que é mais fácil escurecer uma cor clara do que clarear uma cor escura. Adicionar pequenas quantidades de roxo ao branco irá gradualmente desenvolver o tom de lavanda desejado. Para um tom claro de lavanda, misture 15/16 de tinta branca com 1/16 de tinta roxa. É como adicionar uma xícara de branco com 1/8 de colher de chá de roxo. Caso o lavanda fique muito escuro, adicione mais branco; caso esteja muito claro, adicione mais roxo.

Se não tiver tinta roxa, uma mistura de vermelho e azul resultará nessa cor. Adicione tinta azul à tinta vermelha, já que é mais fácil escurecer a cor do que clareá-la. Ao fazer essa mistura, você poderá obter vários tons de roxo. Alguns serão mais avermelhados e outros mais azulados. Isso depende apenas de sua preferência pessoal.

Quando obtiver o tom de roxo desejado, o processo de fazer o lavanda começa com a adição do roxo ao branco. Certifique-se de fazer roxo o suficiente para conseguir o tom desejado de lavanda.

A tinta cinza é um tom de preto, obtido com a adição de pequenas quantidades de tinta preta na branca. Uma boa regra geral é começar com uma pequena quantidade de preto adicionado ao branco, já que o tom será sempre mais escuro. Comece usando uma proporção de 15/16 de branco para 1/16 de preto. Caso a cor esteja muito clara, adicione mais preto para obter o tom desejado. Caso esteja muito escura, adicione branco.

Materiais

Ao misturar a tinta, é importante ter a quantidade adequada de cores desejada. Nesse caso o roxo, preto e branco; um recipiente separado para misturar a nova cor de tinta e utensílios para mexer a mistura. Também é importante ter algum tipo de superfície para testar a tinta, depois que ela for misturada. Nota: a tinta normalmente fica mais escura ao secar do que parecia quando úmida.

Dicas

É sempre melhor, ao misturar a tinta, começar com pequenas quantidades da cor mais escura colocadas na cor mais clara. Você sempre poderá adicionar pequenas quantidades da tinta escura para conseguir o tom desejado. Mas é difícil clarear uma cor, pois isso demanda muito mais tinta.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article