Técnicas para acabamentos de parede no estilo toscano

Escrito por cynthia reeser | Traduzido por thomas m. do n. ghadban
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para acabamentos de parede no estilo toscano
Pintura estilo toscano

O termo "trompe l'oeil" significa, literalmente, "engana o olho" (ilusão de ótica) em francês. As técnicas de acabamentos falsos estilo toscano contém um pouco de ilusões de ótica, mas, no final, produz belos resultados. Essas técnicas são relativamente baratas e podem conferir um ar aconchegante e uma atmosfera cheia de classe a superfícies planas. Adicionar algumas decorações de ferro fundido, artes na parede e certos móveis pode tornar uma sala qualquer em um lugar cheio de personalidade.

Outras pessoas estão lendo

Cores e acabamentos

Independente da sua seleção de cores ser baseada na decoração de sua casa, quadros ou piso, fique atento à variedade de acabamentos disponíveis que podem alterar de forma significativa a aparência de paredes. Se tiver um piso de pedras, terracota ou de ladrilhos, você pode escolher uma cor complementar para o acabamento falso. Cores usadas normalmente são tons de terra e uma paleta de tons quentes, como marrom, dourado e tons de marrom mais avermelhados, e os mais incomuns são os tons frios, como azul, cinza, roxo e verde e suas variantes.

A tinta é o tipo mais simples de acabamento e pode ser aplicada em uma demão, com uma base ou em camadas de várias cores; enquanto cores básicas são normalmente vermelho e marrom, as camadas mais altas variam tanto no tom quanto na textura. Outro método é aplicar um reboco toscano para criar esse efeito de um ambiente mais antigo ou passar esmalte entre as camadas de tinta para adicionar brilho e deixar as cores mais vivas.

Técnicas

É possível conseguir um acabamento falso toscano básico aplicando primeiro uma base e deixando secar por 24 horas. Pinte sobre essa base usando pinceladas paralelas, trabalhando em áreas de no máximo um metro por vez. Dê várias pinceladas com mais tinta para conferir uma textura e um visual diferente. Enquanto a tinta ainda estiver fresca, dê pinceladas na vertical e na horizontal sobre a pintura com um pincel seco, sem tinta, para suavizá-la. Também é possível conseguir mais textura pintando a camada superior com uma esponja ao invés de um pincel, sem precisar passar pelo processo de passar o pincel seco.

Para conseguir mais textura, use reboco ao invés de esmalte, como um reboco de frottage (que faz fricção) ou outro reboco de alta qualidade de Veneza ou da Toscana. Leia o guia "Pratt and Lambert" -- guia de informações sobre produtos (veja a sessão "Referências" no fim deste artigo) para dicas de como preparar várias superfícies para aplicar reboco. Depois de aplicá-lo com uma espátula, antes de secar, erga algumas partes do reboco para conferir um visual mais natural a ele e deixe secar completamente. Pinte sobre o reboco seco como descrito acima.

Pinturas metálicas e espelhamentos estão disponíveis para adicionar um efeito de brilho no acabamento falso. Acabamentos falsos profissionais usam outras técnicas, como estêncil em auto relevo ou texturizado e métodos de ilusão de ótica, onde imagens ou cenários são pintados na parede para dar uma impressão realística e 3-D , que é a impressão dos objetos estarem saindo da parede, como heras, plantas ou cenas de jardins.

Tendo ideias

Revistas de casa e jardim podem ser uma fonte de ideias para diferentes tipos de acabamentos falsos para a parede com um gosto toscano bem distinto. Como há muitos efeitos que podem ser conseguidos com acabamentos falsos, você talvez queira usar vários métodos e visuais para escolher. Tente ver programas do estilo "faça você mesmo", que possuam melhoramentos para a casa, que dão várias ideias para a casa antes de você passar o reboco ou pintar a parede.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível