Técnicas de aconselhamento para funcionários problemáticos

Escrito por sally murphy | Traduzido por mariana dsp
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Técnicas de aconselhamento para funcionários problemáticos
O acompanhamento para funcionários problemáticos pode criar um ambiente de trabalho mais harmonioso (pretty businesswoman and business team image by Anatoly Tiplyashin from Fotolia.com)

Um funcionário problemático não coloca em risco somente a ética de trabalho; ele também pode trazer problemas com outros colegas de trabalho. De acordo com a Dun & Bradstreet, existem diversos tipos de "funcionários-problema". Alguns podem se atrasar sempre ou estar despreparados. Outros podem ter problemas mais graves, como assédios. As técnicas de aconselhamento serão diferentes em cada caso, mas com qualquer funcionário, elas tentam resolver os comportamentos negativos de maneira diplomática, minimizando o estresse para todos os lados.

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Identificando o problema

Confrontar o funcionário problemático pode ser difícil, mas é preciso fazer isso antes de começar com o aconselhamento formal. O funcionário pode realmente não ter ciência de seu comportamento problemático ou negar que tal comportamento seja negativo ou ofensivo. De acordo com o U.S. Office of Personnel Management, é importante que o supervisor reveja as diretrizes e padrões que os funcionários precisam seguir. Se for possível apontá-los nesses guias, isso ajudará o funcionário em questão a entender que tal comportamento é inaceitável e precisa ser mudado. O supervisor também poderá organizar seus pensamentos sobre o comportamento negativo de antemão, para saber exatamente como confrontar o funcionário com tato e eficiência. Isso ajudará a evitar ataques pessoais e manter o foco no aconselhamento.

Técnicas de aconselhamento para funcionários problemáticos
Tomar notas e rever as diretrizes da empresa ajudam o supervisor a identificar o comportamento problemático (young business man image by Paul Moore from Fotolia.com)

Marcando a sessão de aconselhamento

De acordo com o U.S. Office of Personnel Management, marcar a sessão de aconselhamento e tornar o ambiente propício é um fator importante para a eficácia do aconselhamento. O supervisor precisará marcar a sessão para uma hora que seja boa para o funcionário e na qual ambos terão tempo suficiente para conversar e trocar conhecimentos. Também é recomendado que o aconselhamento seja feito em um local privado, pois isso ajudará o funcionário a se abrir mais e a evitar constrangimentos. Se o supervisor já conhecer as experiências e forma de comunicação do funcionário, isso poderá ajudá-lo a decidir se deverá se basear na comunicação oral, escrita ou nas duas. Ser compreensivo com a personalidade, hábitos de trabalho e estilo de comunicação do funcionário ajudarão os dois a criar um vínculo para chegar à raiz do problema com mais eficiência.

Mantendo um tom diplomático

Apesar do supervisor poder se sentir pessoalmente frustado pelo funcionário problemático, o objetivo geral da terapia é melhorar o ambiente de trabalho e beneficiar a organização como um todo. O trabalho em equipe deve ser colocado acima dos erros de cada um. De acordo com o Public Entity Risk Institute, o supervisor deve tomar o cuidado de separar os sentimentos e manter-se profissional e focado durante a sessão. Apesar de brincadeiras serem aceitáveis no local de trabalho, essa oportunidade não é a ideal, já que o problema precisa ser tratado de uma maneira firme. Você pode ser amigável sem precisar fazer brincadeiras ou ironias. O supervisor precisa ir frequentemente à sessão de aconselhamento com o funcionário para garantir que os problemas estejam resolvidos e os mal-entendidos sejam minimizados.

Técnicas de aconselhamento para funcionários problemáticos
Tato e diplomacia ajudam tanto o supervisor quanto o funcionário problemático (buisiness discuss image by Marin Conic from Fotolia.com)

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