Técnicas para um aspecto desgastado e envelhecido para pinturas feitas com tinta acrílica

Escrito por kathy adams | Traduzido por luiza horbach
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para um aspecto desgastado e envelhecido para pinturas feitas com tinta acrílica
Várias técnicas podem fazer sua pintura acrílica parecer desgastada (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Ao tentar criar um estilo vintage em suas pinturas em acrílico, a pintura pode continuar parecendo nova. Esfregá-la com uma tonalidade acastanhada, como carmim queimado, bem como danificar a pintura ou raspar suavemente com uma faca algumas áreas da superfície podem fazer a tela aparentar envelhecida.

Outras pessoas estão lendo

Envelhecendo com cor

Sua pintura com tinta acrílica ficou exatamente como você queria, exceto pelo aspecto de nova. Esse problema pode ser resolvido esguichando uma tonalidade acastanhada ou marrom-amarelada em um pano úmido e esfregando-o em algumas partes da pintura. Para envelhecer superficialmente, esfregar nos cantos e bordas é uma boa técnica. Lembre-se de esfregar um pano seco na tinta imediatamente para a nova cor escura não sobrecarregar a pintura. Para fazer a pintura inteira aparentar mais velha, misture um pouco do marrom com algumas gotas de água e esfregue toda a pintura com a mistura, mais uma vez limpando os excessos com um pano seco logo em seguida. Você deve praticar no papel ou tela o processo do envelhecimento para ter certeza de que ficará satisfeito com o resultado. Uma vez que tenha feito o procedimento, não há como removê-lo completamente da pintura.

Envelhecer a tela ao pintar

Outro truque para o envelhecimento é criar um acabamento crepitado. Este método criará várias rachaduras na pintura, então pratique em um pedaço de papelão primeiro, assim você poderá ver o resultado. Esfregue um pouco de cola escolar, ou faça uma mistura com cola e um pouco de água, em cada área que você pretende pintar. Deixe a cola ficar pegajosa, mas não completamente seca e depois pinte o desenho pretendido sobre a cola. A tinta irá rachar. Você também pode usar esta técnica em algumas áreas em vez de fazer na pintura inteira.

Danificando a pintura

Outra maneira de criar um efeito envelhecido é danificando a pintura. Enrole a tela, torcendo em determinadas áreas para criar frestas. Esfregue a pintura dobrada contra ela mesma para tirar um pouco da tintura. Raspá-la em alguns lugares com uma faca artesanal ou faca de carne também criará um efeito danificado, envelhecido. Raspe áreas próximas às bordas criando um tipo diferente de desgaste. Usar esta técnica antes ou depois de usar a técnica de envelhecimento com cor irá criar um efeito diferente de envelhecimento. Lixas também são úteis para criar esse resultado.

Técnica de manchas

Acrescentar manchas de cor escura, como um castanho escuro, verde ou preto também dará a aparência de envelhecida para a sua pintura. Misture um pouco da cor de acrílico escuro em uma bacia com algumas gotas de água para fazer as sombras respingadas. Mergulhe uma escova de dentes ou pincel de cerdas chatas na tigela e respingue gotas de tinta na pintura. Você pode fazer isso sacudindo o pincel em direção à pintura ou passando seu polegar sobre as cerdas para criar pequenas manchas. Esses pontinhos darão a aparência de envelhecimento através da poeira e danificação. Isso pode ser feito junto a outras técnicas de envelhecimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível