Que técnicas atores podem utilizar para interpretar suas personagens?

Escrito por lexie zirkle | Traduzido por raquel l. pontes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que técnicas atores podem utilizar para interpretar suas personagens?
Interpretar uma personagem envolverá entrar em contato com diferentes emoções vividas por ela (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Uma das partes mais importantes de atuar é interpretar personagens de uma maneira realista e crível. Porém, quando você lê um roteiro pela primeira vez, pode não ficar muito clara a maneira como você irá interpretar esta personagem. Por sorte, esta representação da personagem depende da interpretação do ator, possivelmente com alguma ajuda do diretor dependendo do nível de envolvimento deste. Existem algumas técnicas que você pode utilizar para descobrir como irá retratar uma personagem de maneira crível.

Outras pessoas estão lendo

Analisando o texto de uma peça

Leia o roteiro inteiro uma vez para compreender a história e as diferentes personagens, destacando todas as suas falas. Então, passe por cada uma de suas falas desde o começo para analisá-las. Isto inclui analisar as emoções da personagem, incluindo suas diferentes camadas, tais como aquelas que a personagem demonstra e aquelas que realmente sente. Também inclui analisar como a personagem se comportaria. Que maneirismos, gestos e outras expressões não verbais ela usaria enquanto dissesse cada fala? Faça anotações em seu roteiro. À medida em que você ensaia as cenas com o elenco, faça anotações sobre estas ideias também, pois elas podem mudar ou serem afetadas pela interação de sua personagem com outras. O diretor provavelmente tem uma interpretação de sua personagem em mente, então você pode se dirigir a ele se estiver tendo problemas com as ideias ou confuso sobre os significados de cada uma de suas falas.

Vivencie as emoções de sua personagem

Quando estiver ensaiando com o elenco, ao invés de apenas ler suas falas e fazer gestos, tente realmente vivenciar as emoções de sua personagem. Tente sentir empatia por ela pensando sobre suas experiências e estado emocional. Imagine que você é ela. Reflita se você tem uma passado pessoal similar ao dela. Quando estiver representando as emoções, isto pode ajudar a criar uma ligação entre suas experiências passadas e as da personagem. Lembrar de um evento traumático ou experiência emocionante de sua memória enquanto estiver atuando pode ajudar a representar emoções de maneira mais real.

Fisicalidades

Para se tornar uma nova personagem, seu corpo deve encaixar-se com a idade e personalidade dela, e refletir as emoções em cada cena. Por exemplo, se sua personagem está se sentindo extremamente estressada em uma cena, seu corpo deve refletir isto, talvez com ombros curvados, agitado, e com um semblante ansioso ou preocupado. Na próxima cena, sua personagem pode estar intensamente feliz, e seu corpo deve então refletir um sentimento de leveza e seu rosto deve expressar alegria.

Traga energia e vida à personagem

Credibilidade e realismo derivam de energia. Você precisa dar vida à personagem colocando a adrenalina e endorfina de seu corpo na atuação. Tente sentir-se como um recipiente vazio que você enche com a personagem. Procure por uma mudança de energia que leve as barreiras que reprimem sua expressão a serem quebradas. Você deve experimentar um fluxo de intensidade diferente de quando você vive sua vida cotidiana.

Marque seu roteiro e memorize suas falas

Marque no roteiro seus gestos, suspiros e outras deixas não verbais. Use-o para estudar suas falas com frequência, tanto sozinho quanto com outros atores. É importante passar tempo suficiente com os outros para obter uma química verossímil com outras personagens. Peça comentários do diretor e de outros atores sobre sua performance, para entender como você pode melhorar a representação de sua personagem. Trabalhe no sentido de memorizar suas falas e deixas não verbais para que você possa atuar sem a ajuda do roteiro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível