×
Loading ...

Técnicas avançadas de tie-dye com dobras

Atualizado em 26 junho, 2018

Quando se faz tie-dye em uma camisa, é possível criar muitas estampas diferentes, mas as mais avançadas exigem tempo e preparação. A camisa já deve estar pré-lavada e pré-torcida. Além disso, lembre-se de enxaguá-la bem depois de tingi-la. Se não, você corre o risco de destruir suas roupas da próxima vez que colocá-las na máquina.

Há muitas maneiras de fazer desenhos com tie-dye (tie-dyed shirts image by Jim Parkin from Fotolia.com)

Coração

Para fazer um coração, comece dobrando a camisa ao meio e depois desenhando metade dele de um dos lados com um lápis. Comece a dobrar a camisa como uma sanfona seguindo a curva do desenho. Quando a curva acabar, o tecido estará em linha reta. Continue dobrando o resto da camisa da mesma forma. Use um pedaço de barbante para amarrar a parte dobrada da camisa ao longo da linha que você desenhou. Se quiser um círculo em volta do coração, amarre outro barbante depois do primeiro. Tinja cada pedaço com uma cor diferente. A parte amarrada da camisa formará um coração.

Loading...

Símbolo da paz

Para fazer o símbolo da paz, comece fazendo esse desenho na camisa que você deseja tingir. Ele deve tomar a maior parte da roupa e ficar centralizado. Dobre a camisa ao meio verticalmente. Pegue a parte de baixo dela e dobre-a na diagonal até as "pernas" do símbolo encontrem-se mais ou menos no centro do círculo. Depois dobre o pescoço da camisa para também encontrar as pernas. Segure o lugar onde as pernas se encontraram e levante a camisa ainda segurando-a por essa parte. Isso fará com que ela seja dobrada novamente. Prenda essa dobra com pregadores para que você saiba onde estão as pernas do símbolo. Três pregadores presos com a mesma distância entre eles são o suficiente. Comece a dobrar a camisa do lado oposto dos pregadores. Faça essa dobra também no estilo sanfona. Após juntar os dois lados, coloque um elástico no meio da camisa, depois do último pregador. Coloque outros elásticos na camisa entre cada pregador. Você também pode colocar um elástico a mais ou menos 1,3 cm do que está no meio. Quando tingir a camisa, o primeiro elástico que você colocou e os que estão ao lado dos pregadores formarão o círculo e as pernas do símbolo, então tinja tendo isso em mente.

Espiral

Para fazer uma espiral com tie-dye, coloque a camisa em um local plano e segure com as pontas dos dedos a parte que você quer que seja o centro da espiral. Gire a camisa em torno dessa parte para fazer um formato espiral. Coloque vários elásticos em toda a camisa prendendo a espiral. Quanto mais elásticos, mais texturizada a roupa ficará. Para fazer uma versão mais profissional dessa técnica, faça outras espirais na camisa. Segure várias partes, gire a camisa em torno de cada uma delas e prenda com elásticos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...