Técnicas de Bandagem Kinesio

Escrito por jonathan mclelland Google | Traduzido por rúben carlos esteves
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Técnicas de Bandagem Kinesio
Atletas (athletics image by jpcasais from Fotolia.com)

Os desportistas usam a bandagem atlética para auxiliar articulações sensíveis e prevenir lesões durante atividades desportivas. A técnica das fitas Kinesio foi criada pelo Dr. Kenzo Kase em 1973 para fornecer benefícios fisiológicos a vários sistemas do corpo humano. A aplicação da fita Kinseio no corpo afeta o sistema muscular, linfático/circular e neurológico assim como fornece apoio às articulações.

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Fita para o pescoço

Esta técnica irá auxiliar o grupo de músculos do trapézio, localizado logo atrás do pescoço e que chega até a escápula. Para iniciar esta técnica, você precisará da tira negra "Y" e da fita Kinesio rosa. O primeiro passo para aplicar de forma adequada a fita no pescoço é colocar a base da tira "Y", onde as duas pontas encontram-se, na zona superior de seu pescoço onde termina a linha do cabelo. Deixe que as duas pontas da tira "Y" sejam esticadas para baixo por trás do músculo até alcançar a parte de cima da escápula. Em seguida, incline ligeiramente o queixo até ao peito e coloque a fita rosa 2,5 cm a 5 cm abaixo da cabeça do "Y". Enrole de modo firme esta fita em torno do pescoço para que ela se molde ao redor da coluna. Em seguida, deverá remover o papel de proteção da fita "l" e aplicá-la nas áreas do pescoço que estão sob tensão.

Fita aplicada no Braço

Esta técnica de bandagem foi planejada para fornecer alívio à síndrome do túnel do carpo. Para começar, você precisará juntar a fita "X" à fita "l". Primeiro, segure o seu braço à sua frente com a palma da mão apontando para o teto. Aplique a fita "X" no antebraço, começando no ponto médio entre o pulso e o cotovelo e depois esticando uma das pontas da fita até o dedo polegar e a outra até ao dedo mindinho. Estique ligeiramente as outras pontas da fita no seu antebraço para cima em direção à parte de dentro e de fora do cotovelo. Em seguida, use a fita "l" para rodear o braço firmemente à cima de seu pulso, de modo que as duas pontas não se toquem dentro do pulso, mas sim suportem as bordas da fita "X".

Fita aplicada sobre o Ombro

Para atletas e levantadores de peso que utilizam os músculos do ombro, esta técnica de bandagem fornecerá estabilidade às articulações desta parte do corpo. Para começar, você precisará ter uma fita "Y" e uma fita "l"; o comprimento das duas tiras será determinado de acordo com o tamanho dos seus ombros. Em primeiro lugar, aplique a fita "Y" na parte exterior do seu braço, entre as articulações do cotovelo e do ombro. A partir daí, rodeie o músculo do ombro com as fitas, mas não deixe que elas toquem-se em cima do ombro. Estique o braço para fora de modo que seu cotovelo fique paralelo ao ombro e depois aplique a fita "l" em cima do músculo do ombro e estique-a ao longo do braço até o cotovelo. Esfregue firmemente a fita para ativar a cola e depois deixe cair o braço.

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