Saúde

Técnicas comportamentais de respiração para crianças de 8 anos

Escrito por sara clement | Traduzido por ninah coracini
Técnicas comportamentais de respiração para crianças de 8 anos

Praticar técnicas de respiração com o seu filho promoverá a expressão de normalidade

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Técnicas de respiração oferecem às crianças uma ferramenta que elas podem usar para relaxar em situações estressantes. Todas as crianças (e adultos) podem se beneficiar aprendendo técnicas de respiração, mas elas são especialmente úteis para as crianças que lutam com problemas de saúde mentais e comportamentais para impedir agressão, acessos de raiva, ansiedade ou pânico, e colapsos. Para que os exercícios de respiração possam ser úteis em situações de estresse vivenciadas por crianças de 8 anos de idade, eles devem se tornar inatos e só podem ocorrer com a prática diária positiva.

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A prática leva à perfeição

Quando as crianças praticam técnicas de respiração úteis, elas podem ficar mais preparadas para enfrentar situações estressantes em suas vidas diárias, sem recorrerem a comportamentos que lhes tragam consequências negativas. As crianças que lutam com problemas comportamentais ou aquelas com necessidades especiais muitas vezes reagem ao estresse com comportamentos defensivos, como morder, bater, gritar ou todo tipo de provocação. Estas não estão tentando se comportar mal, mas simplesmente tentando exercer o poder em situações em que elas se sentem impotentes. Dar-lhes a ferramenta da respiração é algo que elas podem controlar e que também poderá promover um feedback positivo dos profissionais de saúde. Este feedback, por utilizar técnicas de respiração para controlar o comportamento, oferece às crianças uma recompensa emocional que poderá incentivá-las ainda mais a praticar regularmente e aumentar os resultados positivos.

Respiração abdominal

A respiração abdominal é uma técnica que aumenta o oxigênio no cérebro, utilizando a capacidade total dos pulmões para o transporte de ar rico em oxigênio para a corrente sanguínea. Porque o pânico, a ansiedade e a raiva promovem uma respiração superficial por causa do aumento do hormônio "lutar ou fugir", a adrenalina. Aprender a usar a respiração abdominal em situações estressantes poderá redirecionar o laço emocional acostumado à perda de controle para uma reação mais positiva, calmante. Ensinar as crianças a fechar os olhos e ao mesmo tempo inspirar o ar profundamente para seus pulmões irá ajudá-las a se concentrarem para dentro e a empurrar a sua barriga para fora a cada respiração. Pode ser útil oferecer à criança estressada um mantra simples de uma palavra que ela possa usar para ajudá-la a se concentrar em sua respiração profunda, mantendo cada respiração constante e longa, desde que confortável.

Respiração quadrada

Crianças com problemas de raiva podem se beneficiar de uma técnica de respiração conhecida como respiração quadrada. Esta técnica é utilizada em grupos de controle de raiva e com soldados em zonas de combate para controlar a raiva e o medo em relação à adversidade. A respiração quadrada é realizada respirando-se totalmente até a contagem de quatro, segurando esta respiração contando até quatro, exalando a mesma contando até quatro e resistindo outro fôlego para uma outra contagem de quatro. Cada contagem de quatro oferece o controle da respiração, ajudando a diminuir a pressão arterial e a raiva resultante comum àquelas que lidam com raiva comportamental. À medida que as crianças aprenderem a colocar os freios na raiva, estarão aprendendo uma ferramenta que lhes será útil também em sua vida adulta.

Respiração de fogo

A respiração de fogo é um tipo de respiração iogue que muitas crianças de oito anos de idade acharão boba e rejuvenescedora durante períodos de ansiedade ou estresse. É melhor propiciar a seu filho um lugar tranquilo e privado para fazer isso, onde seus pares não sejam tentados a piorarem situações estressantes com provocações. Enquanto calmamente sentado em uma posição ereta e confortável, faça com que seu filho respire pelo nariz e expire pela boca fazendo um som "haaaa" audível, porém silencioso, por 30 segundos. Seu filho deve apenas prestar atenção à respiração audível para fora e permitir que o exalar volte naturalmente entre os sons. O corpo não se esquecerá de respirar, e cada "haaaa" deverá durar um segundo. Embora esta técnica possa precisar de alguma prática, ela é a técnica disponível para pessoas de qualquer idade, considerada uma das que mais alivia o estresse. Se o seu filho precisar de um exemplo de como utilizar a respiração de fogo, arranje um professor de ioga local, que possa mostrar-lhe como praticá-la corretamente.

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