Técnicas para digitalizar fotos em alta resolução

Escrito por kenneth hamlett | Traduzido por a. araújo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para digitalizar fotos em alta resolução
Scanners oferecem a fotógrafos e entusiastas a oportunidade de transformar fotografias físicas, negativos e slides em arquivos digitais (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Scanners oferecem a fotógrafos e entusiastas a oportunidade de transformar fotografias físicas, negativos e slides em arquivos digitais. Use um desses aparelhos para digitalizar suas fotografias e documentos em baixa ou alta resolução. Geralmente, digitalizar em altas resoluções permite que o usuário crie imagens maiores com qualidade para impressão, além de oferecer opções para melhor editar a imagem. Use as seguintes técnicas para digitalizar fotos com a maior qualidade possível:

Outras pessoas estão lendo

Resolução

Digitalize a foto com a maior resolução disponível. Geralmente, um bom scanner permite que o usuário configure a resolução para, pelo menos, 300 pixels por polegada (ppi). Digitalizar uma imagem em resoluções maiores permite criar impressões melhores a partir do arquivo. Configurar o scanner para 600 ppi geralmente fornecerá resolução suficiente para a maioria dos projetos.

Profundidade de bits

A maioria dos scanners oferece chips conversores de, pelo menos, 36 bits, mas um número maior de bits pode lidar com uma amplitude maior da faixa dinâmica (a faixa de valores desde o preto total ao branco mais claro). Ajuste a profundidade de bits para o maior nível disponível em seu scanner. Hoje, vários scanners de filme oferecem uma profundidade de 48 bits que os permite capturar mais da faixa dinâmica da imagem do que um scanner de menor profundidade de bits.

Tamanho

Prefira imagens maiores às menores. Usar uma imagem original maior requer menos "upsampling", um recurso encontrado em softwares de digitalização que cria pixels baseando-se nos pixels circundantes para aumentar o tamanho da imagem. Quanto maior o original, menos upsampling será necessário.

Use originais

Sempre é melhor permanecer o mais próximo possível do original; alcance a melhor resolução digitalizando um negativo ou um slide de uma imagem anteriormente revelada. Uma fotografia perde detalhes ao ser revelada, mas o filme original retém todos os detalhes capturados. Digitalizar a partir de um negativo ou slide permite que o usuário aumente a profundidade de bits e a resolução porque o filme contém mais detalhes que uma fotografia. O resultado é um arquivo de maior resolução.

Reduza o moiré

O moiré é um padrão semelhante a uma espinha de peixe que surge em imagens digitalizadas. É possível observá-lo ao digitalizar imagens de revistas ou jornais, mas muitas fotografias, principalmente aquelas feitas em estúdios, exibirão o padrão moiré ao ser digitalizadas. Aumentar a configuração de ppi da digitalização aumentará também a chance de observar o moiré, caso ele exista na fotografia. A maioria dos softwares digitalizadores vêm com uma opção para reduzir o moiré; use essa opção para obter imagens de alta resolução de originais que tenham um padrão texturizado subjacente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível