Mais
×

Técnicas de emenda de cordas

Atualizado em 17 abril, 2017

Emendas de cordas são uma forma forte de juntar a corda sem dar nós. Há vários tipos de emendas para fazer laços, juntar pontas, juntar duas cordas ponta a ponta ou em um "y", dentre outras emendas. Emendas com corda de três pontas têm sido feitas ao longo dos séculos. Diferentes técnicas são utilizadas para trançar duas cordas usando cordas plissadas.

Junte cordas sem precisar dar nós (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Juntando diferentes tipos de corda

Existe uma técnica de emenda para cada tipo. A mais usada é a trançada com três pontas de corda. Embora existam muitos tipos diferentes de emendas para a corda com três pontas, todos envolvem o mesmo princípio de trançar as pontas da corda. Pratique uma emenda observando imagens e você irá aprender rapidamente como fazer qualquer uma. Use uma corda com três pontas e pratique bastante, assim você terá uma noção de como as pontas devem ficar naturalmente. A emenda com duas tranças é a mais difícil de aprender, mas as emendas são mais fracas do que a de três cordas. Fazer duas tranças requer o uso de um "FID" – uma ponta que permite que o meio volte para a trança de fora para vários tipos de emendas. Fazer emendas de duas tranças é um pouco difícil, mas se seguir as instruções corretamente e com cuidado, terá o resultado desejado.

Cordas trançadas não podem ser emendadas, mas elas podem ser unidas por meio de uma técnica chamada "quebra-cabeça de dedo chinês" – quanto mais você puxar, mais apertado vai ficar.

Tipos de emendas

Outras emendas comuns: 1. Emenda final – termina a ponta de uma corda e a mantém limpa e desenrolada. 2. Emenda fim-a-fim – junta duas cordas unidas sem nó. 3. Emenda "Y" – o mesmo que uma emenda de olho, mas utiliza duas peças diferentes de corda. 4. Corte de emenda – ​​coloca um "olho" no meio de um pedaço de corda.

Emendas podem ser afiladas para que, gradualmente, sejam reduzidas ao diâmetro original da corda. Isso é feito pelo "afinamento" de cada fio depois de cada dobra.

Considerações

A emenda é uma arte que você tem que praticar para que trançar cordas seja natural. Para terminar uma emenda, enrole-a entre as mãos para deixar as cordas alinhadas. Faça um ponto cruz com barbante para prender a trança ou deixe as pontas para fora. Cordas de náilon ou de plástico devem ter as pontas derretidas para evitar que se desfiem.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article