×
Loading ...

Técnicas de enrolar pedras polidas com arame

Atualizado em 21 novembro, 2016

Algumas pedras polidas podem ser tão espessas que é difícil furá-las para colocar uma argola que as conecte a um cordão ou uma corrente. Essas pedras são ideais para as técnicas de enrolamento de arame, que envolvem enrolar um fio metálico flexível em volta delas, criando um ponto de conexão para prendê-las em colares, braceletes e brincos. O enrolamento de arame também é considerado um elemento decorativo, e alguns joalheiros escolhem essa técnica mesmo quando as pedras possuem furos.

As pedras polidas possuem exteriores lisos e às vezes brilhantes (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

Ferramentas

As únicas ferramentas absolutamente necessárias para o enrolamento de arame são um cortador de fio metálico e um alicate de ponta fina. Muitos alicates de joias, inclusive os de ponta fina, possuem cortadores internos capazes de cortar todas as têmperas de arame: macia, meio rígida e totalmente rígida. As tesouras afiadas servem para cortar os fios macios e alguns meio rígidos, mas os de pontas juntas podem não ficar tão certos como se tivessem sido cortados por um cortador de arame. O alicate de ponta fina ajuda a criar laços e voltas enroladas porque suas pinças são redondas e não têm dentes serrilhados. As pinças lisas do alicate também permitem que você prenda o arame sem deixar impressões.

Loading...

Enrolamento ininterrupto

Um enrolamento ininterrupto começa na base da pedra e espirala para cima de maneira contínua. Essa técnica funciona bem com pedras estreitas e pontas de cristal porque a forma longa da pedra acomoda o arame confortavelmente. Crie uma cobertura de arame para a base da pedra, o que evita que ela escorregue do enrolamento. Uma cobertura de arame é uma série de fios enrolados apertados que começa na ponta da pedra. O enrolamento apertado da cobertura é vital para manter a pedra no lugar. Após criar a cobertura de arame, espace os fios ao longo do comprimento da pedra para que ela fique visível por entre as linhas e cubra-a com outra cobertura de arame enrolado apertado. Dobre o fio remanescente por sobre o alicate de ponta fina para construir um laço para pendurar no cordão sobre o topo da cobertura de arame.

Enrolamento cruzado

O enrolamento cruzado em pedras redondas e arredondadas encaixa-as em uma tecedura em forma de rede. Segure uma ponta do arame na pedra e enrole-a apertando-a com o fio remanescente em volta dela em várias direções. Enrolar o arame em volta da pedra algumas vezes prende a primeira ponta do fio, de modo que você não precisa mais segurá-lo. Pare de enrolar quando atingir o ponto em que deseja que a pedra seja conectada ao cordão e dê um laço enrolado.

Enrolamento decorativo

O enrolamento decorativo de arame lhe dá a oportunidade de formatar a peça e colocá-la sobre a pedra, para que esta atue como pano de fundo. Esculpa um pequeno desenho a partir de uma ponta do arame e deixe o resto que não foi usado preso à imagem. Não faça o desenho maior do que a pedra. Disponha-o em uma superfície plana de um lado da pedra e enrole o resto do arame em volta de diferentes partes da pedra, sem deixar que se sobreponha à escultura. Crie um laço enrolado no topo da pedra, acima do desenho esculpido.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...