on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Técnicas para entalhar letras à mão

Atualizado em 21 novembro, 2016

Na hora de personalizar um presente ou assinar seu nome na argila, madeira ou em um pedaço de pedra moldados por você, as técnicas de esculpir letras podem ser úteis. Esculpir à mão é uma alternativa melhor esteticamente do que usar uma máquina especializada, que não produz o resultado ideal. As técnicas variam dependendo dos materiais com os quais serão trabalhados. Se for praticar todas as técnicas de esculpir letra, use óculos de proteção.

O tamanho, a forma e o estilo das letras esculpidas à mão podem variar de acordo com suas preferências (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Entalhando madeira

Você pode entalhar letras em superfícies como mogno, pinho e carvalho. As madeiras mais macias são mais fáceis de entalhar; sendo assim, os novatos devem escolher madeiras de árvores coníferas. Desenhe a letra sobre o pedaço de madeira que você pretende entalhar ou transfira um modelo de letra usando um lápis e papel carbono. Depois, entalhe o contorno da letra com a ponta de um cinzel afiado, começando por um lado da letra. Trabalhe seguindo a fibra da madeira. Se houver curvas na letra, use uma goiva para fazer o trabalho. Essa ferramenta serve para entalhar e possui uma ponta arredondada.

Loading...

Entalhando cerâmica

Entalhe letras em peças de cerâmica ou azulejos. O momento ideal para esculpir em argila é quando ela ainda está mole ou em fase de secagem. Quando a argila estiver mole, uma ferramenta com ponta de agulha pode ser usada para desenhar o contorno da letra e uma goiva para esculpir. Se ela estiver em fase de secagem, você pode desenhar a letra sobre a superfície da peça ou usar um carimbo de borracha para marcar a forma desejada. Depois, use uma goiva e outras ferramentas de entalhe para formar mais detalhes.

Entalhando pedra

Esculpir em pedra é mais difícil do que em argila ou madeira, mas é possível esculpir letras em mármore, calcário, alabastro ou pedra-sabão. Trace o desenho na superfície e remova a maior parte do material com diferentes tipos de cinzel. Comece com um cinzel pontiagudo, adequado para remover grandes porções de pedra, e parta para um cinzel plano para adicionar detalhes nas fases finais. Aplique um polidor na área esculpida para dar brilho ao entalhe.

Entalhando metal

A técnica de esculpir em metal é comumente utilizada no processo de réplica de arte, usando-se a chapa de metal para copiar o desenho para o papel. Escolha metais mais macios para esculpir, como cobre ou prata. Comece desenhando o contorno das letras. Se for entalhar o metal para criar uma cópia, lembre-se de inverter o desenho para que a réplica fique correta. Use uma ferramenta de entalhar com ponta de agulha ou qualquer outra ferramenta afiada para esculpir a chapa de metal. Para fazer os detalhes, use brocas especializadas para esse trabalho.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...