Técnicas de entrevista para chefs de cozinha

Escrito por eric scott | Traduzido por giorgio calixto
Técnicas de entrevista para chefs de cozinha
O papel do chef é conduzir a cozinha e supervisionar a equipe (Blue Jean Images/Photodisc/Getty Images)

A entrevista de emprego para o cargo de chef de cozinha é bastante diferente das feitas para cargos na área da indústria. O papel de um chef no restaurante é conduzir a cozinha sem quaisquer problemas e supervisionar a equipe. Um chef deve transmitir ao possível empregador que ele tem as habilidades técnicas e que se enquadrará no perfil do restaurante.

Prepare-se para a entrevista

O passo mais importante está antes da entrevista. Pesquise sobre o restaurante e aprenda como é a sua gastronomia. Determine o volume da empresa e aprenda sobre a estrutura organizacional e como o chef se enquadra dentro dela.

O site do restaurante lhe dará muitas informações sobre a comida e o horário de atendimento. Fale com amigos e colegas que possam ter trabalhado no restaurante ou conheçam alguém que já tenha trabalhado lá. Finalmente, os fornecedores e vendedores que vêm ao restaurante têm certa familiaridade com as atividades do negócio e podem lhe dizer como a cozinha opera bem como avaliar o perfil do restaurante.

Explique como você se enquadra perfeitamente na função

Durante a entrevista, use sua pesquisa para explicar como o conjunto de suas habilidades e experiências o tornam a pessoa correta para o trabalho. Adéque suas respostas para corresponder às operações e ao perfil do restaurante.

Por exemplo, se o restaurante troca seu menu regularmente e você possui experiência na elaboração de cardápios, apresente esse ponto. Ao utilizar seu conhecimento sobre o restaurante durante a entrevista, permite-se ao entrevistador ver que você é um bom candidato.

Demonstração culinária

Você provavelmente terá de demonstrar suas habilidades. É importante usar as melhores práticas durante a demonstração.

Muitos chefs adquirem maus hábitos, porém, durante a demonstração na entrevista, relembre-se das boas práticas aprendidas no curso de culinária. Não permita que certos hábitos sobreponham seu talento.

Leve suas referências

Os empregadores mais prospectivos pedem duas ou três referências. É melhor tê-las consigo, pois você parecerá preparado e eficiente se for capaz de trazê-las à tona. Também, certifique-se de que suas referências estejam cientes de que elas poderão ser contatadas.