Lazer e cultura

Técnicas de esmaltação em cerâmicas

Escrito por sarah lipoff | Traduzido por ingrid marçal
Técnicas de esmaltação em cerâmicas

Finalização com esmalte em cerâmica

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Esmaltar cerâmica é o toque final na criação de belas peças. Escolher a técnica correta garante um produto bonito e pode despertar curiosidade. Aqui estão três maneiras básicas de esmaltação para finalizar cerâmica não esmaltada.

Esmaltação

Esmaltar é uma vitrificação em baixa temperatura que pode ser pintada sob uma camada transparente de esmalte. A esmaltação é mais permanente e adere à argila e ao revestimento transparente. Pode ser preciso diluir o esmalte com água para se obter uma consistência suave da pintura, e as cores podem ser misturadas para criar outras cores e tons. Usar essa técnica em cerâmica de argila não esmaltada é como pintar aquarelas de óleo em uma tela. Afine o esmalte até uma consistência desejada para pintura em itens de cerâmica. Usando um lápis, esboce o modelo desejado para a cerâmica não esmaltada. Pinte o modelo usando o esmalte e pincéis. As áreas que não forem pintadas terão a cor da argila quando terminar. Caso não esteja satisfeito com a pintura, o esmalte pode ser lavado com água. Ao terminar a pintura, aplique uma camada de esmalte transparente com pincel, esponja ou mergulhando a cerâmica seca no esmalte. Quando a cerâmica estiver seca, estará pronta para ser queimada.

Mergulhar

Mergulhar a cerâmica não esmaltada é a maneira mais fácil de aplicar esmalte. Tanto os objetos achatados como tridimensionais podem ser mergulhados em esmalte, criando um acabamento liso. Certifique-se de usar um balde que acomode a peça inteira de cerâmica para garantir um revestimento uniforme e reduzir o potencial de consistência inadequada. Preencha o balde com o esmalte desejado. Certifique-se de que a cerâmica esteja livre de poeira ou outros detritos limpando-a com um pano úmido. Usando uma pinça posicionada o mais próximo possível do topo da cerâmica, mergulhe a peça inteira no esmalte. Lembre-se de pressionar a cerâmica diretamente sob o esmalte, pois pode causar respingos. Segure-a no esmalte por 3 segundos e retire-a. Mergulhe-a novamente no esmalte, porém de maneira oposta, especialmente se forem objetos de vidro arredondados, como uma tigela ou caneca. Então, se a peça tiver sido colocada com a parte inferior para baixo, mergulhe-a com a abertura voltada para baixo. Remova a cerâmica do esmalte e deixe escorrer o excesso. Quando a cerâmica secar, estará pronta para ser queimada.

Pintura

Pintar é uma boa opção quando se deseja criar uma peça de cerâmica acabada e com detalhes. Também é uma opção caso o esmalte não seja suficiente para mergulhar a peça. Selecione a cor do esmalte desejado e, usando um pincel com cerdas macias, aplique uma fina camada de esmalte com traços iguais. Se deseja criar áreas com cores ou detalhes, aplique a tinta em seções ou modelo desejado. Se desejar, você pode adicionar contornos em preto para definir áreas. Aplique três demãos de esmalte para garantir uma cor sólida e igualada. Quando terminar a pintura, a cerâmica estará pronta para ser queimada.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media