Mais
×

Técnicas e exercícios de Wing Chun

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Wing Chun é uma arte marcial chinesa que está intimamente relacionada ao Kung-Fu. Bruce Lee ajudou a popularizar a arte do Wing Chun pelo mundo. Wing Chun utiliza a captura de membros de um oponente e combinações rápidas de contra-ataques e outras técnicas que dependem de fluidez e velocidade. Um boneco de madeira com braços múltiplos é frequentemente usado em treinamentos de Wing Chun e existem vários exercícios que podem ser executados nele.

Treinar juntamente com um boneco pode ser mais eficiente (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Defesa e contra-golpe

Um exercício simples para um manequim de Wing Chun é uma combinação de bloqueios e de contra-golpes. Um dos fatores mais importantes sobre essa técnica é que ela consiste em um único movimento, e não em dois movimentos separados. Traga o seu antebraço esquerdo para prender o braço direito do manequim como se fosse bloquear um soco vindo em sua direção. Simultaneamente, leve sua mão direita até o manequim em um soco. Mantenha os braços próximos, porque um oponente real poderia dar um soco e bater em você caso seu bloqueio e golpes estejam muito largos. Pratique repetidamente essa ação para aumentar a velocidade e precisão; troque depois para fazer seu bloqueio com o braço direito, usando o esquerdo para dar os golpes. Por fim, você pode combinar os dois e fazer ambos com movimentos precisos.

Combinação de chute e soco

Um adversário pode ficar inseguro se confrontado com mais de um ataque ao mesmo tempo. Um soco e um chute podem ser feitos ao mesmo tempo, sem sacrificar muito a capacidade defensiva, se os ataques forem bastante rápidos. Chute a parte inferior do manequim levantando a perna dianteira com um joelho dobrado entendendo-a drasticamente em seguida, levando o peito do pé de encontro ao corpo do boneco. À medida que você estende a perna com o chute, dê um soco com a mão oposta ao mesmo tempo. O ataque deve ser cronometrado como um só, e não como duas ações separadas, para uma eficácia máxima. Isso também treinará sua coordenação e equilíbrio.

Bloqueio com soco, chute e soco

Uma combinação mais complicada pode ser alcançada através da realização do bloqueio com contra-golpes, seguido de um chute com a perna de trás e, em seguida, um soco com o braço do bloqueio anterior. As quatro ações seriam três movimentos, uma vez que o bloqueio inicial e o contra-golpe são simultâneos. É importante manter o equilíbrio adequado ao chutar e, logo em seguida, socar com a outra mão. Repetição é a chave. Lembre-se de estar sempre preparado para defender um ataque quando você treinar, pois, como o boneco não pode lutar de volta, os maus hábitos desenvolvidos no treino podem prejudicá-lo na aplicação real.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article