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Técnicas de fisioterapia para alongar as pernas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando suas pernas estiverem em recuperação de uma cirurgia ou lesão, provavelmente o médico recomendará fisioterapia para alongar os músculos e melhorar os movimentos das suas articulações. Esse tratamento geralmente envolve o uso de equipamentos especiais com a supervisão de um fisioterapeuta. Aqui vão alguns exercícios que você pode fazer sozinho.

Quando suas pernas estiverem em recuperação de uma cirurgia ou lesão, provavelmente o médico recomendará fisioterapia (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)

Pressione a panturrilha

Enquanto estiver em pé, dê um passo para frente, deixando o calcanhar da perna que precisa de fisioterapia no chão. Segure na posição por 10 segundos e, depois, junte os dois pés. Esse exercício pode ser repetido com a mesma perna ou você pode alternar entre elas.

Deslize o calcanhar

Deite de costas e comece a dobrar o joelho, ao mesmo tempo deslizando o calcanhar em direção às nádegas. Traga o calcanhar o mais perto possível e segure na posição por 5 segundos. Deslize devagar o calcanhar até a posição inicial. Esse exercício pode ser repetido com a mesma perna ou você pode alternar entre elas.

Pressione o joelho

Deite de costas com as pernas esticadas e os dedos apontando para o teto. Tente pressionar a parte de trás do joelho contra o chão. Isso deverá fazer com que você flexione os músculos em volta dele. Segure na posição por 10 segundos e relaxe. Esse exercício pode ser repetido com a mesma perna ou você pode alternar entre elas.

Levantamento de perna reta

Existem quatro variações desse exercício de pernas, cada um feito para fortalecer um músculo diferente. Deite de costas e levante a perna mais ou menos 30 cm do chão e segure por 10 segundos. Abaixe a perna. Esse exercício ajuda o quadríceps. Repita o mesmo movimento, mas deitado de bruços. Isso ajudará o tendão. Depois, deite de lado e levante a perna que precisa de fisioterapia de 30 cm a 45 cm. Segure na posição por 10 segundos e abaixe a perna. Isso ajudará os músculos abdutores. Finalmente, deite do mesmo lado da perna que precisa de exercício. Descanse a perna boa em um suporte a 60 cm do chão. Levante a perna machucada até a perna boa e segure por 10 segundos antes de abaixar. Isso também ajudará os músculos abdutores.

Tempos de recuperação

O tempo de recuperação vai variar de acordo com a lesão ou cirurgia. Uma ruptura de ligamento ou remoção de menisco demora de 4 a 6 semanas. Um menisco reparado demora de 4 a 6 meses. Uma reconstrução do LCA demora de 6 a 9 meses. Remoção de corpos soltos no joelho demora de 2 a 4 semanas. O reparo de um corpo solto no joelho pode demorar de 6 a 8 semanas. Condromalácia ou artrite demora mais ou menos 2 semanas para recuperar.

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