Técnicas de "flow" para rap

Escrito por justen everage | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas de "flow" para rap
O "flow" único de Christopher Wallace, mais conhecido como Biggie, contribuiu para o seu status de ícone -- e até mesmo resultou na criação da sua figura de cera, no museu de Madame Tussaud, em Nova Iorque (Scott Gries/Getty Images Entertainment/Getty Images)

No rap, o termo "flow" ("fluxo", em tradução livre) descreve o ritmo e o som geral da música. O "flow" é afetado por fatores que vão da voz do artista, incluindo o tom e a altura, às sílabas usadas para rimar e até o tempo da música. Um "flow" agradável é essencial para um rap e os rappers com "flow" destacado muitas vezes ficam célebres no mundo do hip-hop. Existem múltiplas técnicas a serem utilizadas, a fim de aperfeiçoar o "flow" do rap.

Outras pessoas estão lendo

Técnicas de "flow" simples de rap

O fundamento básico de um "flow" de rap gira em torno da última palavra de cada frase ou linha rítmica de uma letra de rap. "Flows" básicos podem ser desempenhados com letras que rimam uma única sílaba. Um exemplo disso são duas linhas terminando com o som "erto", tal como nas palavras "deserto" e "esperto". Esses "flows" básicos são comuns em raps amadores e são mais apropriados para o aprendizado e a prática do rap do que os discos prontos. Frases monossilábicas básicas também são lugar comum em estilos livres improvisados, sendo que os padrões de rimas mais complicadas são difíceis de se produzir na hora.

Técnicas de "flow" de rap multissilábico

Rimas multissilábicas são mais complicadas e permitem um "flow" mais diversificado e intrigante. Rimar sílabas múltiplas em uma letra -- por exemplo, rimar as frases "letra devastada" com "poesia arrasada" -- pode criar um "flow" interessante, com a oportunidade para uma entrega mais pessoal. Rimar múltiplas sílabas permite aos rappers apresentar rimas mais sagazes, pois podem trocar a ênfase para diferentes sílabas, conforme necessárias, para uma variedade maior de palavras rimadas.

Tom e enunciação nas técnicas de "flow" de rap

Dependendo do tema da música, os rappers podem escolher usar um tom mais animado ou expressar diferentes emoções com as vozes enquanto cantam rap. O sentimento ou a vibração de uma música depende, pelo menos em parte, do seu "flow". Para expressar emoções específicas com sucesso, um rapper precisa prestar atenção ao tom. Outro fator ao analisar-se "flow" de rap é a enunciação das letras. Padrões de rimas cortadas e curtas, que são enunciadas de maneira forte, são muito ouvidos nos raps "undergound" ou de competição. A música de rap da corrente principal costuma ter menos ênfase na enunciação de letras do que as músicas de rap do estilo batalha, mas pode ter um som mais cativante.

Técnicas de "flow" de alta velocidade e de baixa velocidade

A velocidade de um "flow" de rap é o seu traço mais óbvio. Rap rápido pode ser impressionante e ter mais conteúdo nas letras, enquanto que os lentos são mais fáceis de os fãs decorarem. Um exemplo de um rapper conhecido por seu "flow" rápido é Bizzy Bone, do grupo de rap Bone Thugs-n-Harmony. Do outro lado da escala, o rapper de Houston, Lil' Flip é conhecido por seu "flow" lento e leve. "Flows" lentos podem ser atraentes, sob o ponto de vista das possibilidades mais amplas de cruzamento de gêneros e em geral são mais fáceis de interpretar. O rap rápido às vezes apresenta problemas com a respiração entre as linhas da letra.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível