×
Loading ...

Técnicas para fundir resina transparente

Atualizado em 17 abril, 2017

Fundir resina transparente nada mais é que derramar a resina líquida em um molde, onde ela endurece, assumindo sua forma. Há vários tipos de resina transparente, inclusive a epóxi e a de poliéster. Cuidado ao selecionar uma, pois há algumas que não são destinadas à fundição. Algumas mantêm uma superfície pegajosa mesmo quando endurecidas, e algumas são muito duras para lixar e polir. Elas exalam vapores quando líquidas, de modo que é importante ter ventilação.

A resina plástica transparente pode ser moldada em muitos itens diferentes (pyramid paperweight image by Michael Cornelius from Fotolia.com)

Fundição com inclusão

Inclusões são itens adicionados à resina líquida, os quais ficarão presos dentro da peça quando ela endurecer. As mais comuns são fotos, moedas, pérolas, lantejoulas, cristais, botões, fibras e retalhos de tecido. Algumas pessoas usam resina líquida fundida como uma maneira de preservar espécimes como plantas e insetos. Pode-se usá-las para fazer o estilo steampunk (um sub gênero da ficção científica com obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na história real) ou joias found-object (uso de objetos normalmente não considerados como arte porque já possuem outra função). Pode ser preciso construir a resina em camadas, caso esteja criando uma peça grande, ou caso queira que suas inclusões pareçam flutuar a diferentes profundidades na resina. Se estiver usando tintura, lembre-se de que a cor da resina aferará as cores aparentes das inclusões. Algumas resinas aquecem conforme endurecem, e isso pode danificar alguns itens.

Loading...
Pode-se usar partes de um relógio como inclusões (beautiful old clock machine image by JoLin from Fotolia.com)

Fundição em plástico

Os moldes de plástico têm a vantagem de serem facilmente encontrados, baratos e reutilizáveis. Muitas vezes, pode-se encontrá-los nas mesmas lojas que fornecem a resina para fundição. Pode-se também improvisar moldes com itens de plástico, ou fazer os seus próprios moldes plásticos usando equipamento de modelar a vácuo. Cuidado ao usar moldes caseiros ou improvisados, cujo plástico seja compatível com sua resina. A resina líquida pode atacar alguns plásticos e arruinar seu projeto. Faça primeiro um pequeno teste da resina no plástico que deseja usar.

Fundição em cartuchos ou formas de joias

Se estiver usando resina transparente para fazer joias, pode-se fundir diretamente nos cartuchos ou formas coisas como pingentes ou anéis. Lembre-se de que se o cartucho tiver uma parte traseira aberta, será preciso cobri-la, de modo a evitar vazamentos. Derrame cuidadosamente a resina líquida no cartucho ou forma, junto com quaisquer inclusões que deseje adicionar. A resina doming (poliuretano) é normalmente usada para esse tipo de projeto. Ela é levemente viscosa e forma uma protuberância sobre a base sobre a qual é vertida naturalmente. Ela amplia os itens abaixo de si (referências 1, 2 e 5).

Contas coloridas e lantejoulas podem ser fundidas em joias de resina transparente (beads 1 image by Aleksandra Konoplya from Fotolia.com)

Fundição em silicone

A resina pode ser fundida em moldes de silicone, cobrindo-se o original no material siliconado de moldagem. Quando o processo de endurecimento terminar, restará um molde de borracha macio e flexível, dentro do qual pode-se derramar a resina líquida. Essa técnica é muito útil se desejar fazer diversas cópias, pois o molde pode ser reutilizado. Equipamentos úteis para modelagem com silicone são os degassers, equipamentos de perfuração que evitam a formação de bolhas no silicone. Os de-modeladores ajudam a remover os itens do molde de silicone, uma vez que a resina esteja endurecida (referências 1 e 4).

Pode-se fazer molde usando silicone líquido (full hand print on silicon image by Andrew Brown from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...