Técnicas de gestão de KPI

Escrito por renee o'farrell | Traduzido por aline kachel araujo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas de gestão de KPI
Use os KPIs para gerir sua empresa (business graph image by Olaru Radian-Alexandru from Fotolia.com)

KPI, ou indicadores chave de desempenho, é o nome atribuído a métricas de performance essenciais a uma empresa específica. Sendo pré-determináveis e quantificáveis, os gestores usam KPIs para definir e medir a performance dos pontos "chave" para o sucesso da empresa e são uma maneira fácil de informar a performance a todos: desde operários de fábrica até altos executivos. Os KPIs são importantes, pois fornecem uma forma fácil de olhar de maneira quantitativa à performance relativa da empresa, pois especificam metas de performance e comparam os resultados reais a essas metas.

Outras pessoas estão lendo

Usando KPIs

O primeiro passo para usar KPIs é identificar os quantificadores de performance vitais para a empresa como um todo, tais como volume de produção, dias sem erros, número de clientes que compram mais de um serviço etc. Apesar de os KPIs serem em forma de proporção (por exemplo, média de dias por recebíveis), essas proporções não são tão factíveis quanto indicadores de performance, como volume. Um exemplo é o número de calçar jeans vendidas na Levi's. Muitas vezes as empresas possuem vários KPIs. Tomando uma cafeteria como exemplo, os KPIs seriam o número de refeições e o valor total das compras.

Quanto mais fácil o KPI for de entender, mais valor ele tem. É também importante que as pessoas a quem os KPIs serão apresentador estejam em posição de afetar seus resultados. Não faz bem comunicar um KPI de aumento de alavancagem financeira para operários de fábrica, mas um PI de 10 unidades por hora é algo no qual eles podem influenciar, e, portanto, um KPI bom. Alguns exemplos de KPIs bons são performance de segurança, performance de qualidade, performance de entregar, performance de produção,etc. Nem toda medida é um KPI. KPIs são métricas essenciais que indicam a performance.

Além disso, o processo e a frequência de monitoramento dos KPIs identificados e as pessoas responsáveis por eles especificadas: isso ajuda na propriedade do processo. A performance atual dos KPIs e suas metas devem ser calculadas; as metas devem vir do histórico da empresa, da competição, dos padrões da indústria ou de uma combinação desses fatores. Com isso, um plano de melhorias está formado e as mudanças prontas para ser implementadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível