Técnicas para isolamento acústico de baixo custo

Escrito por clare edwards | Traduzido por andré schwarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para isolamento acústico de baixo custo
A instalação de uma dupla camada de placa de reboco poderá prover o tão desejado isolamento (home remodeling 2 image by jovica antoski from Fotolia.com)

A única maneira de se aplicar um isolamento acústico totalmente eficaz é construir um cômodo menor dentro do cômodo a ser isolado. É impossível evitar por completo que o som atravesse vigas, juntas e outros elementos estruturais, mas ainda é possível utilizar algumas técnicas simples e baratas para reduzir a entrada e a saída de ruídos.

Outras pessoas estão lendo

Gesso cartonado

Se estiverem disponíveis os recursos necessários, pode-se instalar uma camada extra de gesso nas paredes. Pendure as lâminas do material por cima do acabamento pré-existente para bloquear quaisquer ondas sonoras que atravessarem rachaduras, fendas e outras aberturas.

Portas pesadas

Portas leves deixam passar grande quantidade de ruído. Substituir as ocas por outras mais rígidas irá diminuir o vazamento de som. Para tal, recomenda-se colocar uma sólida porta de madeira ou uma "sanduíche", que é preenchida com areia.

Janelas com vidro duplo

Muito ruído atravessa as janelas. Pode-se diminuir muito a passagem ao se escolher janelas de vidro duplo com armação de vinil. Elas não irão apenas impedir a passagem de som, mas também permitirão que se economize energia elétrica, pois equipamentos como aquecedores, ventiladores e ar condicionado podem já não ser tão necessários.

Material isolante

Outra maneira é aplicar materiais isolantes para impedir a passagem do som. Alguns deles, como o Safe'n'Sound, se assemelham à uma fibra de vidro mais grossa e são aplicados da mesma maneira. Pode-se cobrir paredes, tetos e até mesmo no piso. Outro sistema é o "QuietZone", que consiste no uso de mantas isolantes, suportes de parede e uma cobertura para o piso.

Tetos

Pode-se aplicar neles materiais como ladrilhos acústicos especialmente projetados ou uma camada de tinta texturizada, que ajudará ainda a esconder rachaduras e imperfeições.

Decoração de interiores

Se você considera demodê grandes projetos de reforma, ainda terá muitas opções à mão, pois a decoração pode influir bastante na acústica. Salas com paredes descobertas e chão duro são muito mais barulhentas que as que tem tapetes macios. Pendure cortinas grossas nas paredes e coloque tapetes e panos sobre o piso para reduzir o som. Os móveis, por sua vez, poderão ser estofados com mantas texturizadas para amortecer os ruídos.

Paredes

Quaisquer materiais grossos nelas pendurados irão diminuir os ruídos, e até mesmo camadas de caixas de ovos já foram empregados para improvisar uma solução. Seja criativo e pendure cortinas, guirlandas e até mesmo decorações de tecidos grossos.

Portas e janelas

Não se esqueça desse tipo de abertura. Se houver correntes de ar, é certo que o som passa livremente. Recomenda-se cobrir os vãos dessas estruturas para se obter isolamento acústico e térmico. Um suporte de porta que vede seu vão inferior também poderá ser utilizado.

Tapetes

Uma camada de espuma de borracha por baixo do carpete ou do tapete pode ajudar na absorção. É possível também colocar as caixas de som sobre peças de 2,5 a 5 cm de espessura para diminuir a transmissão de ruídos pelo chão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível