Técnicas para lixar madeira

Escrito por wade shaddy | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para lixar madeira
Lixar manualmente é a técnica de lixamento mais comum (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

As técnicas de lixamento de madeira variam de acordo com o acabamento desejado. Para um acabamento que deixe a madeira com aspecto de vidro, o lixamento é feito à mão usando uma lixa fina. Para acabamentos industriais, lixadeiras orbitais são usadas para remover e suavizar a madeira de forma rápida. Para moldes e detalhes refinados em móveis, pequenos objetos são usados ​​para chegar ao nível de detalhe desejado.

Outras pessoas estão lendo

Lixamento para acabamento

Antes de a madeira ser envernizada ou pulverizada com laca, lixe a superfície manualmente e suavemente com uma lixa nº 180 usando um bloco para lixas. Faça movimentos curto na mesma direção das cerdas da lixa. Passe a lixa em uma direção e então volte para a mesmo posição anterior, sobrepondo a primeira passada. Avance gradualmente em linha reta em movimentos de vai e vem. Trabalhe na madeira até obter um pó branco fino e consistente. Se a lixa começar a deixar resíduos na superfície, troque de lixa. Esse tipo de lixamento produz o aspecto de vidro em qualquer madeira.

Lixamento

Para lojas de móveis ou qualquer situação em que você precisa remover quantidades de madeira rapidamente, use uma lixadeira orbital seguido por um trabalho manual com um bloco de lixa e uma lixa nº 100. Coloque uma lixa nº 100 na lixadeira. Faça pequenos movimentos circulares, e deixe que a lixadeira deslize por sobre a superfície da madeira. Não coloque nenhuma força sobre a lixadeira, deixe que o peso dela mesma faça todo o trabalho. Quando a madeira estiver homogênea e o trabalho lhe parecer bom, pare. Retire o pó residual e olhe para a madeira. Se você ver pequenas manchas semicirculares na madeira, coloque uma lixa nº 100 no bloco de lixa e lixe a madeira manualmente fazendo movimento de vai e vem, levemente sobrepondo cada movimento com o próximo.

Detalhes

Para lixar em pequenos espaços e detalhes da madeira, use pequenos objetos. Enrole a lixa em cavilhas de madeira e use-as para lixar dentro de curvas da moldura. Use diferentes tamanhos de cavilhas de até 2,5 cm de diâmetro ou até mesmo 1 cm para espaços realmente pequenos. Segure a cavilha pelo cabo e use a outra extremidade para esfregar a lixa dentro de lugares em que você não consegue alcançar com os dedos. Enrole um pedaço de lixa ao redor de cunhas de madeira afiadas. Use a ponta para lixar lugares muito pequenos em detalhes da madeira.

Lixando manualmente

Coloque a lixa na palma da mão e curve-a em torno das pernas da cadeira ou mesa. Gire a lixa em um círculo fazendo movimentos de vai e vem para remover madeira e deixá-la homogênea. Use uma lixa nº 100 para começar e então refaça o trabalho com uma nº 180 para obter um bom acabamento. Para fissuras muito finas e bordas, dobre a lixa em três. Use a ponta afiada da lixa como uma faca para trabalhar dentro de cada detalhe, usando cirurgicamente a ponta da borda dobrada para remover restos de rachaduras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível