Técnicas para marmorizar papel

Escrito por jenny harrington Google | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para marmorizar papel
Papel marmorizado pode ser usado na encadernação de livros

A marmorização de papel é usada para adicionar um padrão de pintura em folhas de papel. Esses papéis podem então ser usados ​​em projetos de artesanato que vão desde a papelaria até livros encadernados. "Suminagashi" é a mais antiga técnica de marmorização de papel conhecida e foi feita pela primeira vez no Japão, usando água e tintas de caligrafia. A marmorização pode ser tão simples ou tão complexa quanto o desejado, e pode ser feita por pessoas de todas as idades.

Outras pessoas estão lendo

Método do creme de barbear

O creme de barbear é a ferramenta mais popular para começar a marmorizar. É facilmente encontrado, barato e fácil de trabalhar. Ele pode fazer um pouco de bagunça, mas isso é parte da diversão, especialmente se as crianças estiverem participando

Coloque creme de barbear do tipo que faz espuma em um bandeja ou prato de papel e alise para formar uma superfície plana. Pingue tinta liquida no creme e mexa com um palito para formar lindos desenhos. Coloque o papel sobre o creme para aderir, em seguida, raspe o excesso de creme, deixando um padrão de redemoinho. O sabão do creme de barbear ajudará a tinta a aderir ao papel.

Método da pintura

O método de pintura é a técnica de marmorização caseira mais tradicional. Qualquer tipo de tinta pode ser usada, desde que tenha sido diluída para ter uma consistência aquosa. Encha uma vasilha rasa com água e adicione um esguicho ou dois de detergente de louça para ajudar o papel a absorver melhor as cores. Despeje ou esguiche as tintas na superfície da água e mexa com um palito, fazendo um redemoinho de modo a obter o desenho desejado.

Para os papéis mais grossos e pesados essa técnica funciona melhor, uma vez que não enruga tanto quanto papéis mais leves, nem se desmancha quando úmido. Coloque o papel em cima da água com tinta e, em seguida, remova-o rapidamente, colocando para secar com o lado pintado para cima. Passe a ferro os papéis mais grossos se enrugarem durante a marmorização. A mesma vasilha de tinta pode ser usada para diversas folhas de papel antes que precise adicionar mais tinta à água.

Método do giz de cera ou crayon

A marmorização com crayon é um projeto que é bem adequado para as crianças. Embora esta técnica crie desenhos atraentes, o papel não pode ser usado como papel de carta ou para escrever por causa da cera na superfície. O papel ainda é útil para outros projetos, tais como "scrapbooking", um livro feito de recortes. Os Crayons proporcionam cores fortes e os desenhos são fáceis de se manusear, mesmo para as mãos pequenas das crianças.

Um adulto deve raspar os lápis de cera com uma faca ou estilete. Deixe as crianças polvilharem as raspas coloridas no papel. Outra alternativa é que as crianças possam desenhar diretamente no papel, fazendo traços grossos e fortes. Coloque um pedaço de papel encerado sobre o papel com as raspas de crayon entre eles. Então, um adulto passa o ferro de passar em temperatura alta sobre os papéis. Quando o papel encerado é retirado, os crayons terão derretido no papel formando desenhos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível