Técnicas para fazer miçangas de conchas

Escrito por dawn r. levesque | Traduzido por mariana piastrelli lauria
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para fazer miçangas de conchas
Conchas do mar podem ser utilizadas como miçangas para fazer colares e bijuterias (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Ao fazer miçangas de conchas do mar, existem diferentes considerações a serem feitas, dependendo do tipo de concha que for escolhida. As conchas Quahog (ou wampum) e outras pequenas conhecidas coletivamente como heishi, são alcançadas com os métodos antigos. Outras conchas do mar, como búzios, são primeiramente preparadas e, em seguida, perfuradas com uma broca específica. Também é possível envolver habilmente conchas maiores com fio de joias e anexá-las, formando miçangas pendentes.

Outras pessoas estão lendo

Broca

Para a maioria das conchas marinhas encontradas, utilize uma ferramenta Dremel e uma broca de 0,5 mm ou 0,8 mm. Sempre insira a broca lentamente no ponto específico, ajustando a velocidade sempre que for necessário. Pegue uma concha de cor amarela e coloque-a em um grampo ou braçadeira. Coloque óculos de proteção e levemente perfure um buraco no topo da concha, usando a ferramenta Dremel equipada com a broca de 0,5 mm.

Métodos manuais

Para formar miçangas de heishi, não quebre-as, mas rompa as conchas em pequenas partes planas e irregulares. Para um melhor controle e para fazer um buraco melhor, utilize uma broca de mão não elétrica. Amarre os pequenos pedaços em um fio e role-os uniformemente em arenito até que a forma de um disco seja formada. Infelizmente, quando se utiliza esse método, algumas conchas serão perdidas. Molde o restante delas à mão, usando uma lixa.

Em seguida, lave as conchas amarradas em água e depois coloque para secar. Depois de secas, lustre-as e faça um polimento nelas. Para criar um único fio de heishi, você vai levar vários dias, até uma semana.

Crie miçangas de abalone ou conchas do tipo Quahog, conhecidas como wampums roxas. Usando óculos de proteção, quebre as conchas em uma variedade de tamanhos, e não fragmentos, utilizando uma pedra ou martelo macio. Encontre as peças que você quiser, fazendo uma triagem delas.

Coloque uma concha em um recipiente raso com água. Após a perfuração, tire a miçanga da água e deixe-a secar. Use uma lixa fina para alisá-la. Lave a miçanga, deixe-a secar ao ar novamente e lustre para dar um acabamento polido.

Para as conchas com um buraco quase formado, simplesmente risque o local várias vezes com um prego ou agulha de bordado.

Truques do comércio

Coloque a concha em plasticina ou massa de modelar para mantê-la estável durante o trabalho.

Use uma pinça para segurar pequenas conchas do mar. Coloque as conchas médias em um bloco 2 x 4 de madeira antes da perfuração. Se forem grossas, faça o furo no meio das cascas e, em seguida, vire-as para repetir o mesmo procedimento no lado oposto.

É mais confiável perfurar as conchas em seu ponto mais grosso, geralmente perto do fechamento ou na parte superior.

Se você estiver usando uma broca de diamante, mergulhe-a em uma bacia de água antes e repetidamente durante o processo para evitar que ela se aqueça demais. Use a menor broca disponível.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível