Técnicas de mobilização para tração cervical

Escrito por graham beckett | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A tração é uma técnica terapêutica utilizada para estabilizar as lesões do sistema musculoesquelético, principalmente no pescoço e na coluna vertebral. A técnica ajuda a cuidar das contusões discais e permite tratar a coluna vertebral sem que ela tenha de ser forçada no procedimento. Existem técnicas de mobilização manuais e mecânicas para tratar a espinha cervical.

Outras pessoas estão lendo

Conhecimentos gerais sobre tração

O principal objetivo da tração é aplicar força e "distrair", ou separar, os segmentos da coluna cervical e da lombar (parte inferior das costas). O uso da tração tem diminuído nos últimos anos porque a maioria dos resultados alcançados com essa técnica só favorece o paciente quando ele está em decúbito dorsal, ou seja, deitado de barriga para cima. Além disso, a força da gravidade que age sobre o nosso corpo quando estamos de pé tende a desfazer a separação dos segmentos da coluna cervical que a tração realiza. No entanto, existe a tração manual e a mecânica, que podem ser feitas para tratar a coluna cervical, que é a parte da coluna vertebral que se inicia bem na base da cabeça, onde começa o pescoço, e para no ponto onde este encontra os ombros.

Tração cervical manual

A tração cervical ajuda as pessoas que têm problemas nos discos da coluna vertebral cervical. A aplicação da tração manual deve preceder à mecânica. Nesse procedimento, o paciente se deita em uma mesa plana acolchoada, enquanto o médico força a parte inferior do pescoço. Em outras palavras, esse tipo de tração é uma técnica de massagem que alivia a pressão sobre os nervos espinhais. É possível concentrar a aplicação da técnica na parte inferior do pescoço. Para fazer isso basta flexionar o pescoço num ângulo de 30 graus. Os médicos usam essa modalidade de tração nos casos de pacientes com dor. Apesar do alívio que ela pode proporcionar, a tração manual não altera a estrutura da coluna vertebral de fato. A aplicação desse tratamento acaba com os espasmos musculares e com a tensão.

Tração cervical mecânica

Normalmente, o médico irá usar um halter ou um aparelho de tração cervical para empregar forças de tração. Esse tipo de tração também é feito sobre uma mesa acolchoada, mas com um aparelho no qual o médico prende a cabeça do paciente com tiras. Nessa mesa ficam algumas almofadas de cada lado da cabeça, que servem para pressionar a coluna cervical. Os médicos só aplicam um pouco de pressão durante 30 segundos por vez. A pressão feita não deve ultrapassar um peso de sete a nove quilos.

Precauções

A tração pode causar lesões graves, se for aplicada muita pressão na coluna cervical. O paciente pode sofrer danos permanentes nos músculos ou nos discos cervicais que estão sendo separados. Ela também pode provocar danos nos ligamentos do pescoço. Pessoas com artrite não devem passar por um procedimento de tração, pois ele só irá agravar as dores das articulações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível