on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Técnicas de organização de uma história

Atualizado em 17 abril, 2017

Tema, personagem, ponto de vista e ambiente são todos os elementos-chave de uma história. Se você está escrevendo uma obra longa ou curta, organizar esses elementos em uma narrativa que faça sentido e saber se expressar pode ser um desafio. Há, no entanto, uma variedade de técnicas de organização que podem ajudá-lo na hora que estiver escrevendo. Algumas delas têm sido utilizadas desde o tempo dos gregos antigos e algumas são ferramentas úteis usadas ​​hoje por escritores e estudantes de todo o país.

Organize o arco dramático de sua história usando técnicas escritas ou gráficas (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

O arco dramático

Cinema, teatro e histórias de ficção têm um arco dramático. Às vezes chamado de como ascensão e queda da ação, o arco dramático é representado visualmente por um arco-íris ou do tipo de forma de pirâmide: ∩. A ação começa de um lado do arco. A tensão sobe até o topo através de uma série de obstáculos que o personagem principal enfrenta e supera. No topo do arco é o clímax, onde ocorre a luta final da personagem principal. Isso resulta em um desfecho feliz ou infeliz. A queda da ação, no outro lado do arco, é o lugar onde os elementos que faltavam ser conectados se unem e a história termina. O arco dramático é a principal técnica de organização de uma história.

Loading...

Estrutura de cinco atos

O arco dramático é o elemento central da estrutura da história. As estruturas da literatura clássica de cinco ou três atos são elaborações do arco dramático. A estrutura de cinco atos inclui esses elementos na seguinte ordem: exposição, ascensão da ação, clímax, queda da ação e desfecho. A exposição dá as informações básicas. Na ascensão da ação vemos o personagem principal enfrentar uma série de obstáculos. O clímax é o ponto alto da história, ou o momento em que o personagem principal vai resolver a principal questão dramática que vai levá-lo a uma conclusão feliz ou infeliz. A queda da ação após o clímax conecta o que estava solto na história e leva o leitor ou público ao final. O desfecho serve como uma espécie de conclusão e resumo.

A estrutura de três atos

A estrutura de três atos é uma elaboração do arco dramático. Ela imita a estrutura de cinco atos, mas não inclui exposição ou desfecho. É composta simplesmente da ascensão da ação, do clímax e da queda da ação. As informações tradicionalmente contidas na parte da exposição da estrutura de cinco atos é tecida organicamente no "primeiro ato" da ascensão. A queda deve amarrar todas as pontas soltas.

O esboço

O esboço é uma técnica útil para a organização de pensamentos das histórias, bem como de outros projetos escritos. O formato é flexível. Comece no topo de uma página com uma flecha ou um número um e então liste os elementos de sua história na ordem em que você gostaria que eles acontecessem. Faça frases curtas, de modo que possa ver o enredo em um piscar de olhos e mover os itens conforme necessário. Mantenha o esboço à mão enquanto escreve a história; se achar que os elementos que tinha planejado não estão funcionando bem nessa ordem, atualize o rascunho de acordo com as modificações. Isso lhe ajudará a manter-se organizado e ter certeza de que todos os elementos da história estão coerentes.

Organizadores gráficos de histórias

Organizadores gráficos de histórias são uma alternativa ao rascunho para aqueles que preferem lidar com conceitos visualmente. Faça o seu próprio ou faça o download de um modelo na Internet. Use-o para detalhar os principais elementos da sua história, os nomes dos personagens principais, tema e eventos em caixas ou círculos estabelecidos em uma página. Como um mapa cerebral, os organizadores vêm em diferentes formas e tamanhos. Eles podem incluir muitos ou poucos elementos, tudo depende de sua preferência. Considere o uso de lápis ao preencher os elementos para que você possa apagar e atualizar o conteúdo com as ideias conforme sua história se desenvolve.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...