As técnicas da pantomima

Escrito por casandra maier | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As técnicas da pantomima
O ator interpretando Charlie Chaplin expressa ar pensativo por meio da pantomima (Chris Jackson/Getty Images Entertainment/Getty Images)

A pantomima é uma técnica de representação que expõe a emoção através de comunicação não-verbal. Ocasionalmente, é chamada de "a arte do silêncio" e se baseia nas expressões faciais, na linguagem corporal e nos gestos. Charlie Chaplin talvez tenha sido o mais famoso ator da época do cinema mudo a dominar a arte da pantomima. Esta técnica ensina os atores a não basear-se apenas na voz, mas também no corpo e no rosto, para contar uma história. Aprender as técnicas da pantomima é importante para qualquer ator ou artista performático.

Outras pessoas estão lendo

O básico

A pantomima ensina os atores a construir o personagem baseando-se na emoção. O personagem é estimulado emocionalmente e a pantomima é a resposta física a esse estímulo. Esta técnica ajuda o público a compreender os pensamentos e as emoções do personagem sem expressão verbal. A personalidade do personagem também é definida fisicamente. Por isso, os atores que aprendem pantomima praticam técnicas de relaxamento, assim como técnicas que criam manifestação física de personalidade e emoção.

Exercício

A pantomima se enraíza no físico. Consequentemente, o exercício é um importante princípio e técnica na pantomima. Os atores necessitam de flexibilidade e de um grande controle sobre o corpo enquanto atuam. Para ter controle e flexibilidade, o ator precisa desenvolver coordenação física e força muscular que lhe permita se equilibrar, cair e andar de acordo com a personalidade do personagem. Exercícios como andar, praticar ioga e subir escadas são essenciais para desenvolver o controle necessário para a pantomima.

Relaxamento

As técnicas de relaxamento são essenciais para a pantomima porque ajudam o ator a ganhar compostura e agilidade mental. As técnicas de relaxamento começam com uma respiração profunda. Depois, os atores mexem o pescoço e, em seguida, os ombros e os braços, em movimentos circulares. Eles também giram os pulsos e os tornozelos, um de cada vez. Inclinam o corpo para frente, para trás, para um lado e para o outro. Acabam suas técnicas de relaxamento pegando bolas de gude com os dedos dos pés para treinar equilíbrio, controle e concentração.

Personalidades

Há várias técnicas para exibir diferentes tipos de personalidades. Por exemplo, para mostrar uma personalidade autoconfiante e determinada, o ator fica de pé, ereto. Cada movimento é conduzido com segurança e poder, com gestos definidos e amplos. No extremo oposto, para expor uma personalidade tímida ou envergonhada, o ator precisa parecer abatido, fraco e limitado, assumindo uma postura introvertida e protetora, limitando a postura corporal a movimentos que se dirigem para dentro.

Emoção

A pantomima incorpora técnicas para demonstrar emoção dentro das expressões faciais. Quando expressa felicidade, o ator levanta a sobrancelha, curva os lábios para cima, abre a boca levemente e semicerra os olhos, para parecer que está sorrindo com eles. A surpresa é mostrada abrindo-se a boca em forma de "O", levantando-se a sobrancelha e abrindo-se os olhos o máximo possível. Inversamente, a raiva é expressada virando-se a sobrancelha e a boca para baixo, enquanto se mantém o maxilar em uma posição caída. A tristeza é exibida virando-se a boca, a sobrancelha e os olhos para baixo, enquanto se deixa todos os músculos da face caírem .

Gestos

O peito é o ponto central de toda ação na pantomima. Os atores usam o corpo todo para reagir e expressar emoções. Os gestos na pantomima são exagerados. Quando expressam emoções positivas, os atores criam movimentos que fluem livremente, mantendo o peito elevado e os gestos amplos. Emoções negativas são expressadas através de gestos restritivos e um peito curvado para dentro. O corpo vai parecer tenso e rígido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível