Técnicas para pintar echarpes de seda

Escrito por caroline fritz | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para pintar echarpes de seda
Valorize suas peças de seda com pinturas exclusivas (dye image by Orlando Florin Rosu from Fotolia.com)

A arte de pintar e tingir seda tem sido praticada há séculos em culturas como a da Índia e da China. Não é tão difícil quanto parece. As técnicas usadas para pintar seda são as mesmas usadas para papel, com alguns pequenos ajustes. Use tinta para embelezar simples echarpes de seda ou pinte echarpes bordadas para criar presentes únicos.

Outras pessoas estão lendo

Preparando o tecido

Se o corte de seda tiver pontas descosturadas, dê acabamento costurando-as ou cubra as extremidades com fita crepe. A seda tem de ser bem esticada enquanto estiver sendo pintada, por isso você vai precisar usar uma moldura. Molduras adequadas incluem aros para esticar seda e aros utilizados para bordados, e estão disponíveis para compra on-line. Segure a seda com firmeza, seja colocando alfinetes a cada centímetro ou utilizando grampos, para prendê-la às laterais da moldura. Estique quaisquer partes amassadas. Se estiver usando um aro, posicione a área que você deseja pintar dentro da área aberta.

Preparando o design

Planeje e depois esboce o desenho no corte de seda. Você pode usar um estêncil, carimbos ou desenhos a mão livre, mas, devido ao fato de a seda absorver a tinta, é difícil obter linhas retas. Portanto, planeje seu desenho levando isso em conta, para pode trabalhar com esse resultado. Dawn Cusik e Megan Kirby, no “The Michael's Book of Arts & Crafts”, recomendam utilizar um revestimento isolante para traçar a forma na seda de modo que a tinta fique dentro das linhas. Existem diversos tipos, incluindo com base de água, com base de solvente, ceras e revestimento com base em goma, e a escolha depende do projeto.

Pintando e tingindo tecido

Pinte a seda com um pincel achatado de ponta redonda, ou um aplicador de espuma mergulhado em tinta. A tinta para seda é muito fina e depois que seca fica na superfície do tecido.

Você também pode tingir as echarpes. Encha um tubo plástico de corante e, usando luvas, mergulhe a seda no corante feito especialmente para seda, certificando-se de que fique bem saturada. Por causa de suas qualidades de saturação, a seda absorve o corante melhor do que a tinta.

Você pode usar técnicas especiais, incluindo um spray para pulverizar água ou conta gotas para aplicar a tinta ou o corante. Isso dará um efeito de mancha. A "Dharma Trading" também sugere experimentar aplicar sal enquanto a seda ainda está molhada e depois removê-lo quando seca, para criar o efeito de um halo colorido.

Você precisa fixar a seda pintada ou tingida com calor. Para tecidos pintados, deixe a seda secar durante 24 horas, depois passe as áreas pintadas, voltadas para baixo na tábua de passar e usando um pano sob o ferro. O tecido da seda tingida precisa ser passado para fixar a cor.

Coloque a seda entre dois pedaços de jornal ou de musselina e enrole-a em forma de tubo, prendendo-a com elástico.Certifique-se de que a seda não amasse quando for enrolada.

Passe todas as peças, deixando que o vapor penetre no tecido sem molhá-lo. Quando ele esfriar, desenrole as peças, enxágue e lave o tecido para remover o excesso de corante com um sabão neutro ou feito especificamente para seda tingida.

Para aqueles que ainda não têm certeza a respeito do processo de pintura em seda, existem diversos kits disponíveis que contém tudo que é necessário para que um iniciante aprenda a arte da pintura em seda.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível