Técnicas de pintura para criar efeito de mármore

Escrito por becky lower | Traduzido por pamela oliveira
Técnicas de pintura para criar efeito de mármore

Você pode imitar o efeito de um belo mármore no piso usando técnicas de pintura e criatividade

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A pintura decorativa é uma das formas de menor custo para se obter a aparência de mármore ou granito. Procure entre peças de mármore reais para decidir a cor e o estilo que deseja reproduzir antes de começar. Pratique em um pedaço de madeira compensada e teste diferentes matizes para ver os resultados. Se você vai trabalhar em um piso de madeira, primeiro passe um revestimento primário para disfarçar as irregularidades da madeira.

Outras pessoas estão lendo

Marmorização simples

O método da esponja é a forma mais simples de marmoreio e usa apenas duas cores diferentes. O truque para fazer o piso parecer de verdade é lembrar que o mármore possui marcas diagonais. Passe uma demão de cor base por toda a área a ser pintada. Aplique a segunda cor e use a esponja para retirar um pouco da tinta, sempre em movimentos diagonais a 45 graus. Use uma sacola de plástico amassada ou um pincel bem macio para misturar as cores.

Mármore bege malhado

Crie variedade usando quatro cores diferentes. As cores vão se misturando sempre em padrões diagonais. Primeiro, passe uma camada de látex acetinado. Misture uma parte de tinta para quatro de verniz para cada uma das três cores de contraste. Divida o piso na forma dos mármores usando tiras de fita adesiva de 3 mm. Adicione as três cores usando uma esponja, um saco plástico amassado e um pincel macio para gerar uma mistura leve. Alterne o padrão em cada pedaço.

Azulejo travertino

Imitar o azulejo travertino é uma tarefa fácil. Passe uma camada de verniz branco ou de cor clara que não deixe marcas de pincel. Para as quatro cores de topo faça uma mistura de 1/3 de tinta acetinada, 1/3 de diluente e 1/3 de esmalte em óleo. Travertine é uma peça clara, então use creme, amêndoa, bege e um tom de marrom. Aplique faixas largas de cada uma das três cores mais claras lado a lado com a esponja, deixando um pouco da base aparecendo entre cada faixa. Varie a largura das faixas e a ordem das cores. Adicione um pouco de marrom pelo meio das outras cores para parecer mais natural. Misture um pouco as cores usando um saco plastico e um pano até que as faixas deixem de ter os limites bem definidos. Use um pincel para diminuir as marcas. Faça manchas finas de marrom usando as cerdas de uma escova de dentes.

Mármore verde

O icônico mármore verde é uma das mais demorados, pois precisa ser pintado em camadas. Use fuligem para tingir o verniz e faça com isso a base. Deixe secar e misture uma parte de óleo, uma de tinta e uma de diluente. Utilize três tons de verde. Comece com o intermediário e espalhe-o com uma esponja como fundo. Usando o plastico, faça marcas circulares na tinta. Aplique o tom mais escuro fazendo desvios angulares. Deixe um pouco dos dois tons se misturarem no processo. Adicione um pouco do verde claro com uma esponja. Dê umas batidinhas com um plástico e alivie as marcas com um pincel. Derrame um pouco de aguarrás na superfície para criar umas falhas na pintura. Depois seque-a levemente dando batidinhas com um pano. Alivie as marcas, lembrando de sempre trabalhar em diagonal. Depois de deixar secar durante a noite, faça uma segunda camada com traços mais definidas. Crie ranhuras usando uma pena de ganso. Faça movimentos leves com as laterais da pena ou use a ponta para criar marcas mais acentuadas. Alivie-as com um pincel. Adicione marcas de profundidade com a ponta de uma régua e passe selante depois de seco.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media