Técnicas de pintura: efeito de pedra

Escrito por tyler lacoma | Traduzido por mayra chibante
Técnicas de pintura: efeito de pedra
As aparências de concreto e de pedra podem ser alcançada através do uso de betume (concrete image by grafiker from Fotolia.com)

Algumas técnicas de pintura podem ser usadas em superfícies para darem o visual natural de uma pedra. Existem várias formas de se alcançar esse efeito, e muitos tipos diferentes de mármore e granito podem ser, com sucesso, imitados. As técnicas são aplicadas em superfícies de concreto. Mas, se já possui uma área com esse efeito, você pode usar o mesmo procedimento, já que a pedra manufaturada, no que se diz respeito à pintura e à limpeza, é tratada da mesma forma que o concreto.

Limpeza e preparação da superfície

Em primeiro lugar, limpe e seque a superfície. Remova quaisquer camadas existentes, usando limpadores específicos e lixas. A maioria dos pisos de concreto são, também, envernizados, e os vernizes devem ser removidos usando limpadores similares. Aspire sujeiras e detritos e deixe o concreto completamente seco. Se a superfície foi construída sobre um piso que absorve umidade, a secagem pode ser um problema. Dessa forma, escolha um método de pintura que deixe o concreto poroso, para que a umidade ainda possa ser absorvida. Antes da aplicação, a área deve ficar bem macia. Uma lixadeira de pedra é a saída para quaisquer saliências que possam ter se desenvolvido na superfície. Se você planeja usar uma cobertura de epóxi, talvez seja necessária a aplicação de um produto de nivelamento.

Epóxi, ácidos e tintas

Existem várias formas diferentes de se criar uma imitação de pedra, quando usar uma já fabricada ou concreto. Para esse último, ajuda se um selo ou um tapete foram usados quando o material foi curado, dando a aparência de azulejo ou algo mais padronizado. A pedra pré fabricada é, normalmente, posta dessa maneira e deve ser fácil de pintar. A primeira escolha é a cobertura com epóxi. Essa não é uma pintura verdadeira, o produto apenas cobrirá a superfície completamente, sem que fique visível. Essa camada é, então, combinada com diferentes cores de tinta, criando a coloração da pedra. Você pode usar essa opção por cima de superfícies mais antigas ou interiores, onde o concreto puro não é adequado. As técnicas com ácido usam substâncias particulares que entram na superfície e mudam permanentemente a sua cor, acrescentando novas partículas e mudando quimicamente aquelas já presentes. Escolha um ácido próprio para concreto e vários pigmentos específicos, baseados em como você quer que a superfície fique. Essas substâncias podem ser achadas em lojas especializadas. Se você preferir por uma opção mais barata, tente usar uma combinação de uma tinta clara por cima de um concreto já envernizado e com óleo de linhaça, criando o efeito marmorizado. Obviamente, isso depende do tom escolhido.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível