Lazer e cultura

Técnicas de pintura: Parede envelhecida

Escrito por mackenzie wright | Traduzido por gilber de oliveira sousa
Técnicas de pintura: Parede envelhecida

O envelhecimento de paredes dá um novo estilo ao ambiente.

Detalle de la pintura deteriorada de una puerta image by Phranc from Fotolia.com

Uma parede envelhecida poder dar uma nova personalidade e ajudar a reunir certos estilos de decoração, tais como rural e rústico, francês provincial, europeu colonial ou simples e chique. Não é difícil fazer com que uma parede pareça como se tivesse sido negligenciada durante anos -- só é preciso um pouco de tinta e as técnicas certas. Técnicas de pintura envelhecida podem ser aplicadas diretamente sobre madeira, placas de reboco ou paredes apaineladas.

Técnica para uma Pintura Rachada

Se chega a uma pintura rachada com um medium para pintura (substância usada para alterar o comportamento original da tinta) que está disponível na maioria das lojas de tintas. Prepare a parede com uma camada-base de tinta de látex com a cor desejada. Cubra a parede com o medium, e então adicione uma segunda mão na cor desejada da parede. Enquanto o medium seca, torna-se claro e faz com que o revestimento superior rache e descasque, revelando mechas da cor do revestimento de base por baixo. Quanto mais leve o revestimento do medium, mais sutis serão os resultados, com rachaduras e um olhar geral mais suave. Para um efeito mais dramático, com rachaduras maiores e aparecimento mais expressivo da tinta se soltando, aplique uma camada mais pesada de medium.

Técnica com Cera em Camadas

Esta técnica dá a aparência de uma parede que tem décadas, pintada com camada após camada, e deixada ao tempo. É um estilo fácil e barato de se conseguir e, além de materiais de pintura comuns, tudo que é necessário para chegar à aparência desejada são algumas simples velas brancas. Três cores complementares ou contrastantes de tinta látex interior são utilizadas para esta técnica. Use a cor dominante para a terceira camada final. Aplique a primeira camada na parede e deixar secar durante 24 horas. Esfregue a parede fortemente com a vela, como se estivesse colorindo com giz de cera. Esfregue as áreas estratégicas em que a tinta pode ter desgastado ao longo dos anos, tais como locais onde as cadeiras poderiam ter raspado contra ela, ou em torno de quadros e molduras, juntamente com outros pontos escolhidos aleatoriamente. Pinte a parede uma segunda vez e deixe secar durante pelo menos 24 horas. Os locais em que a cera foi aplicada será visível, como se a tinta houvesse ficado irregular e sem uma boa fixação. Esfregue levemente as zonas em que há cera para revelar a cor abaixo. Limpe as paredes com um pano úmido para remover a poeira e detritos. Passe mais cera sobre as áreas que já estão expostas para estendê-las além de suas bordas, e sobre alguns outros pontos aleatoriamente escolhidos. Aplique a terceira camada e deixe secar. Esfregue levemente as áreas com cera e, por fim, limpe a parede.

Técnica em Pátina

Pátina é resultado do clima, que deixa manchas características de oxidação e descoloração. Ela é mais frequentemente associada a metais, mas pode ocorrer em madeira ou gesso. Esta técnica utiliza tintas metálicas e um medium usado no artesanato que vai oxidar rapidamente a superfície, a fim de fazer parecer com que ela tenha sido exposta aos elementos por vários anos. Limpe a parede e, em seguida, pinte-a com uma tinta metálica. Aplique a solução de pátina diretamente sobre a superfície pintada. Para um toque especial, passe-a em cantos, em torno de rodapés, sob janelas ou onde a parede encontra o teto para parecer que um vazamento causou oxidação. Aplique a solução de pátina em toda a parede para um olhar mais dramático. Durante as próximas horas e dias, a pátina oxida a pintura metálica para criar manchas coloridas e descoloração.

Técnica de Detalhes Sombreados

Essa técnica é mais sutil, e faz com que a decoração e suas bordas pintadas e embelezadas pareçam ter sobrevivido ao tempo. A decoração pode envolver cômodo como uma borda, contornando portas, janelas e detalhes da arquitetura, ou simplesmente servir como arte em qualquer superfície. Pinte a parede com uma tinta-base como na cor casca-de-ovo ou outra cor desejada. Para melhorar ainda mais o olhar envelhecido e adicionar textura e profundidade para a parede, utilize uma técnica de lavagem da cor através da mistura de uma parte de esmalte para três partes de tinta com um tom levemente mais escuro. Molhe um pano na mistura e esfregue-o na parede usando movimentos circulares. Enfeite-a manualmente ou com um estêncil. Se você usar várias camadas de cor, permita que cada camada seque completamente. Esfregue levemente para apagar e dar um tom de angústia a pintura. Depois de tudo seco, esfregue a camada superior da pintura mais pesadamente.

Técnica Frottage

Esta técnica vem da palavra francesa, que significa "esfregar". Pode ser facilmente conseguida, e faz a parede parecer como se tivesse sido esquecida e ficado sem nenhum cuidado, como uma parede engessada do velho mundo. Ela funciona especialmente bem com cores quentes e ricas, como ferrugem, e tons de marrom, dourado e laranja. Aplique uma camada-base de tinta para interiores na parede e deixe secar. Com antecedência, prepare papel, como jornais ou sacos de papel, amassando-os para criar rugas e vincos. Aplique verniz matizado numa tonalidade mais profunda ou similar à base em seções com um rolo. Amasse os papéis e pressione-os no esmalte molhado. Depois de terem absorvido um pouco da tinta, jogue o papel fora, deixando as texturas e vincos na tinta, e alguns pontos não pintados revelando a camada de base. Quando a parede estiver terminada e seca, aplique um selador claro para proteger o esmalte e simplificar a limpeza.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media