×
Loading ...

Técnicas de pintura rústica com verniz

Atualizado em 17 abril, 2017

O propósito de fazer pátina em madeira pintada é deixar uma peça nova com uma aparência antiga e desgastada. Existem muitos métodos para deixar a madeira com essa aparência -- incluindo o uso de técnicas com verniz. Crie móveis e acessórios interessantes e com aparência antiga com ferramentas e suprimentos simples e uma pequena quantidade de verniz barato.

Dê um visual antigo ao seu móvel usando vários tratamentos de verniz (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Linhas de desgaste

É simples criar linhas de desgaste em uma peça de madeira pintada com uma lixa grossa, um pano e um pouco de verniz. Lixe um pouco a madeira na direção do grão. Adicionalmente, use a lixa para retirar pedaços da tinta de cantos e partes em relevo. Em seguida, mergulhe um pano limpo e macio no verniz e passe-o na madeira pintada para deixar a cor do produto nas áreas cheias.

Loading...
Marcas de arranhões se parecem com linhas de desgaste com as técanicas de verniz (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Marcações

As marcações são pequenos entalhes ou buracos na madeira. Essas marcas são usadas para simular arranhões e marcas que surgem com o uso e desgaste de um móvel antigo. Crie marcas na sua peça batendo nela com uma corrente de metal pesada. Em seguida, faça pequenos buracos batendo na peça com um furador. Finalize com um pano limpo e macio mergulhado no verniz, passando-o pela madeira pintada para deixar o verniz nas marcações.

Acabamento craquelado

Aplique um acabamento de tinta craquelada aos seus móveis ou acessórios favoritos de acordo com as instruções do fabricante. A aplicação deve deixar várias rachaduras através do tratamento de tinta. Em seguida, adicione uma etapa extra ao processo passando um pano molhado de verniz sobre o acabamento craquelado. Siga com um pano limpo e seco para remover o excesso de verniz da superfície. Isso deixará linhas adicionais de verniz nas rachaduras para um estilo de craquelado mais drástico.

Pátina envelhecida

Parte de deixar uma peça de madeira pintada com a aparência rústica é deixá-la com um visual bem antigo. Imite o processo de envelhecimento enfraquecendo a cor da tinta em sua madeira com uma camada de verniz marrom escuro sobre a peça toda. Tome um cuidado especial para deixar o verniz nos cantos e pregas do item. Se seu primeiro tratamento não produzir um bom visual de pátina envelhecida, aplique outra camada leve para terminar a peça. Pode-se também usar o verniz embaixo de uma camada de tinta para um visual envelhecido.

Aplicações leves de verniz deixam a madeira com um visual de pátina envelhecida (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...