×
Loading ...

Técnicas de pintura para fazer um tijolo em 3D

Atualizado em 17 abril, 2017

A tridimensionalidade em pinturas é o resultado de truques que artistas usam para dar ilusão de profundidade em uma tela que continua a ser uma superfície plana, bidimensional. Os pintores usam a perspectiva para esse fim, o que significa que tentam retratar ângulos e tamanhos dos objetos exatamente como os veem através de seu ponto de vista. Além disso, o sombreamento dá um toque realista a um objeto tridimensional. Pratique essas duas técnicas em um objeto simples, como um tijolo, antes de aplicá-las em desenhos mais complicados.

Instruções

Os tijolos são objetos cubóides fáceis de desenhar (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Desenhe um retângulo no meio do papel para formar a frente do tijolo. Coloque um transferidor no canto do lado direito do retângulo. Certifique-se que as linhas verticais estejam em ângulo reto com as linhas horizontais. Meça 30º do lado direito do transferidor e marque o ponto.

    Loading...
  2. Repita o processo para medir um ângulo de 30º dos lados superiores direito e esquerdo do retângulo.

  3. Desenhe três linhas iguais, uma partindo do canto inferior direito, outra do canto superior direito e a última do ponto superior esquerdo indo em direção à respectiva marca em 30º. Conecte as pontas dessas três linhas para formar um cuboide tridimensional. Meça as linhas horizontais e verticais que criou para ter certeza de que são idênticas em comprimento e largura ao retângulo.

  4. Determine o local da fonte de luz. Já que esse é um desenho abstrato, a fonte de luz pode vir de qualquer direção. Por exemplo, pode vir de um objeto de cima para aprofundar mais a pintura ou de trás do observador.

  5. Onde a luz atinge o tijolo, deixe-o laranja ou em qualquer cor que tenha usado para o tijolo. Se a luz cair indiretamente no lado do tijolo, use uma sombra levemente mais escura que sua cor misturando-a com uma gota de preto. Em áreas onde não há luz, use uma mistura de meio a meio da sua cor com o preto.

Loading...

Dicas

  • Os pintores não trabalham com um transferidor, mas ele ajuda os iniciantes a evitar ângulos desproporcionais.
  • Use um tijolo real -- ou qualquer objeto em cubo -- e uma tocha portátil para verificar se a sombra do objeto está se alterando quando a posição da fonte de luz mudar.

O que você precisa

  • Transferidor
  • Régua

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...