×
Loading ...

Técnicas para fazer pinturas que imitam o granito

Atualizado em 17 abril, 2017

O custo da utilização de granito é muito maior que o custo de uma pintura que imita o granito. Profissionais da área e amadores sabem que a aparência do granito pode ser alcançada com os materiais e técnicas corretas. Primeiro, eles decidem um esquema de cor e fazem a pintura utilizando um spray, esponja ou por meio de uma técnica chamada de "spolvero".

Uma aparência de granito é feita com cuidadosas técnicas de pinturas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Esquema de cores

Qualquer pessoa interessada em fazer uma pintura que imita granito primeiramente deve decidir o esquema de cor. O pintor deve saber quais cores são combinadas e em qual ordem elas devem ser aplicadas para imitar a aparência do granito de verdade, assim como deve ser usado pelo menos três cores: uma clara, uma escura e outra de tom médio. Cores metálicas são escolhas comuns para a cor base devido ao aspecto brilhante do granito. A utilização de um granito de verdade como referência pode auxiliar na escolha de um esquema de cor realístico.

Loading...

Pulverização

Pintores geralmente utilizam pulverização como uma técnica para criar a aparência do granito. Para fazer isso, eles devem comprar um spray de acabamento que imita o granito e aplicar direto da lata em uma superfície preparada corretamente. Geralmente são necessárias várias camadas para conseguir a aparência desejada. Quando o acabamento secar, deve ser aplicado um revestimento transparente para dar brilho e facilitar a manutenção. Esse método é adequado para bancadas porém também pode ser utilizado em paredes e pilares.

Pintura com esponjas

As esponjas marinhas são ótimas ferramentas para pinturas que imitam granito. Os pintores que utilizam o método da esponja primeiramente aplicam a camada de base com um pincel. No início do processo, a cor mais escura é passada com a esponja sobre a cor de base, depois a esponja é utilizada para aplicar o próximo tom mais escuro e, finalmente, o mais claro. No final, a cor mais clara atua como a cor dominante. No entanto, a técnica correta envolve a aplicação de cada camada em um padrão aparentemente aleatório, de modo a produzir uma textura natural. Pintores que trabalham com a mesma mão, utilizando esponja para passar cada camada na mesma direção, têm como resultados superfícies que parecem "esfregadas", o que difere da aparência do granito.

Pintura utilizando a técnica "spolvero"

A técnica spolvero não deve ser feita de forma agressiva ao pintar um granito falso. Essa técnica se refere ao uso de um saco plástico amassado para a criação de uma aparência de pó fino. Pintores não a utilizam somente com tinta, mas sim em conjunto com misturas de esmalte. O acabamento brilhante do esmalte imita o brilho do granito, sendo que as superfícies aleatórias criadas pelos sacos amassados​​ ajudam a evitar a aparência estampada típica da técnica de esponja.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...