Técnicas de pose e iluminação corretiva para fotógrafos de retratos

Escrito por olivea shure | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas de pose e iluminação corretiva para fotógrafos de retratos
Posicione o retratado em um ângulo de 45 graus da câmera para criar uma dimensão maior (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Fotógrafos de retratos usam iluminação corretiva e técnicas de poses para realçar certas áreas do rosto e do corpo de uma pessoa, e, mais ou menos da mesma forma, para desviar a atenção de outras áreas que podem não ser tão lisonjeiras no produto final. Certa iluminação e técnicas de pose podem fazer um rosto largo parecer mais fino, atrair a atenção para um sorriso, enfatizar a masculinidade de um homem, basicamente acentuando traços que fazem a personalidade do retratado brilhar através de uma fotografia. Combine luz corretiva e técnicas de pose para criar um retrato atraente no seu aspecto geral.

Outras pessoas estão lendo

Fontes de luz pequenas

Use múltiplas fontes de luz pequenas em vez de uma ou duas grandes para um controle mais criativo ao iluminar a pessoa. Fontes de luz intensa, como uma janela grande e luzes acima da cabeça iluminarão o tema todo de uma vez, não dando ao fotógrafo muito campo para usar contraste e efeitos de sombra para efeitos corretivos. Posicione luzes menores na medida do necessário para adquirir o visual desejado. Ilumine o lado da face para realçar a textura e a dimensão. Para esconder textura, como rugas e manchas, coloque uma luz mais tênue diretamente em frente ao rosto do retratado.

Refletores

Use refletores em vez de luzes plenas para reter sombras e evitar supersaturar o tema. Os refletores balancearão ou refletirão a luz de uma fonte principal para ajudar a preencher os locais escuros, como debaixo do queixo, enquanto reterão as sombras que dão dimensão a traços como o nariz e os olhos. As sombras podem ajudar a corrigir atributos pouco lisonjeiros, ocultando-os, enquanto simultaneamente atraem atenção para outras partes do rosto ou do corpo. Um refletor com uma superfície branca refletirá a luz suavemente, enquanto uma superfície prateada ou dourada refletirá a luz mais completamente.

Pode angulada

Posicione o retratado em um ângulo quando quiser desviar a atenção de traços dominantes excessivos. Por exemplo, posicione a pessoa com feições como um rosto largo, orelhas grandes ou mandíbula quadrada em um ângulo de três quartos em relação à câmera, de maneira que apenas três quartos do seu rosto estejam de frente para a câmera. Leve o foco para as feições como um rosto fino ou olhos pequenos, posicionando o retratado diretamente em frente à câmera. Use essa mesma pose para retratados com nariz grande.

Ângulo da câmera

O ângulo da câmera dá ao fotógrafo perspectiva e ajuda-o a esconder características dominantes excessivas. Se você quiser desviar a atenção de queixos múltiplos ou orelhas grandes, por exemplo, posicione a câmera em um ângulo de 45 graus acima da face do retratado. Focalize a câmera em feições que, pelo contrário, deseja realçar, como os olhos ou o sorriso. Segurar a câmera em um ângulo dará maior dimensão à imagem e maior profundidade ao campo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível