on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Técnicas primitivas de se fazer fogo

Atualizado em 05 junho, 2017

O poder de produzir e controlar o fogo foi uma das conquistas mais importantes da espécie humana. Nos tempos antes da eletricidade e do gás, nós dependíamos de métodos mais antigos e tradicionais de produzir fogo. O fogo era importante para aquecimento, segurança e iluminação. Por isso, muitas técnicas primitivas de produção de fogo existiam para garantir que a chama não se apague.

As técnicas primitivas de produção de fogo dependiam do uso da fricção e das faíscas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Usando vareta com as mãos

Girar uma vareta entre as mãos é uma das técnicas mais básicas que depende do atrito. A escolha da madeira é importante; geralmente o eixo e a tábua são de fibra longa seca como Aspen ou Salgueiro. A tábua hoje consiste em 5 fendas adjacentes a uma pequeno buraco feito a faca. As fendas encontram-se acima de um pedaço de cortiça para alcançar a brasa. Então, coloca-se a ponta da vareta no buraco girando-a entre as mãos e mantendo-se a pressão. Em algum momento, a fricção formará a brasa e iniciará o fogo.

Loading...

Arco

O arco é considerado uma melhora do método anterior por causa de seu melhor apoio e alavancagem. Modifica o sistema anterior instalando um descanso para as mãos no topo e usando uma curva para ambos os procedimentos. A técnica do arco hoje é feita pela aposição de uma extremidade de um pedaço de corda a uma madeira, envolvendo a corda à volta da vareta e posicionando a outra extremidade da corda formando um arco. Segura-se o arco e empurra-se a broca em um movimento de corte, criando atrito entre a pontada vareta e a tábua.

Pedra e aço

O método da pedra e do aço é um dos mais confiáveis. Golpeia-se os metais, que podem ser aço ou ferro, em uma pedra de sílex para criar faíscas. As faíscas caem em um pavio e entram em combustão. O pavio consiste em gravetos muito finos de uma grande variedade de material. Ingredientes típicos incluem tiras de cortiça, cânhamo, gramas, algodão e tecidos. Uma vez que o pavio acende, uma chama maior toma forma após a adição de pedaços maiores de lenha.

Sulco de fogo

O sulco de fogo é útil porque o processo reduz a produção de partículas de serragem. O processo exige uma madeira lisa para a tábua e a vareta. Depois de fazer um sulco na tábua, arrasta-se a vareta para cima e para baixo do sulco. A fricção resultante eleva a temperatura e gera fogo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...