Técnicas quantitativas e qualitativas de forecasting

Escrito por kevin cavanagh | Traduzido por carolina fernandes
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Técnicas quantitativas e qualitativas de forecasting
O "forecast" é utilizado para prever as vendas futuras (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

O "forecast" é uma ferramenta de negócios utilizada por empresas que acumulam dados de vendas. Neste processo, as empresas utilizam as informações de vendas do passado e aplicam uma variedade de métodos, com o intuito de prever quanto deve-se esperar nas vendas futuras. O "forecast" também leva em consideração outros fatores, tais como as táticas de marketing que vêm sendo utilizadas para direcionar o tráfego para um ponto de venda. Existem duas formas principais de técnicas de "forecasting" – quantitativa e qualitativa.

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Métodos Quantitativos - Introdução

Métodos quantitativos são separados em duas categorias básicas – métodos de séries temporais e métodos explanatórios. Métodos de séries temporais fazem previsões baseadas apenas nos padrões históricos associados com os dados e os métodos explanatórios acrescentam outros fatores. Não há uma maneira “certa ou errada” de fazer um "forecast", contudo, muitos empresários preferem o método explanatório, já que ele leva em consideração mais do que apenas números de vendas.

Métodos Quantitativos - Fatores Explanatórios

Métodos explanatórios podem levar em consideração uma variedade de fatores, para que um empresário possa fazer um "forecast" confiável. Por exemplo, a frequência em um parque de diversão em um dia de verão flutuará de acordo com o clima. Um dia de sol permitirá que você use informações históricas de um dia ensolarado prévio para fazer um "forecast" preciso. Por outro lado, um dia chuvoso pode ser comparado com os dados históricos de outro dia chuvoso.

Métodos Qualitativos - Visão Geral

Métodos qualitativos têm um foco maior no futuro e não utilizam dados históricos para fazer previsões. Por exemplo, métodos qualitativos levam em consideração fatores como uma promoção em curso. Um empresário irá prever mais vendas se ele estiver distribuindo cupons de desconto, por exemplo, do que se ele não estivesse fazendo nenhuma propaganda. Isto também é chamado de método exploratório, só que é classificado sob a categoria qualitativa.

Problemas do Forecast - Modelo

Empresários frequentemente queixam-se quando algo vai errado com o seu "forecast". Por exemplo, você previu 500 vendas por dia, mas só conseguiu 200 vendas. O modelo de "forecast" não é perfeito, mas, de maneira geral, deve ser preciso. Talvez em 04 julho de 2010 você tenha vendido 500 unidades de um produto, mas em 2011 você vendeu apenas 200. O que deu errado? Talvez tenha sido porque o dia 04 de julho de 2010 tenha caído em um fim de semana, enquanto em 2011 ele caiu em uma quarta-feira.

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