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Técnicas para reerguer uma empresa

Atualizado em 05 maio, 2018

Quando uma organização começa a fraquejar, é necessário conduzir uma análise detalhada dos sistemas operacionais, de pessoal, técnicas de negociação e gastos gerais para determinar quais são os problemas predominantes. Em alguns casos, a empresa pode conduzir uma autoauditoria e identificar técnicas para reerguer o negócio que está enfraquecendo. Em outros casos, é aconselhável contratar um profissional de controle de crises para ajudar com as técnicas de crescimento contínuo e estável.

Avaliar quais são problemas é o primeiro passo para começar a reerguer a empresa (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Identifique problemas específicos

Identifique as principais áreas de preocupação, ou seja, qual o consenso predominante de por que a empresa está indo mal. Exemplos incluem falta de um fluxo de renda estável, má administração do dinheiro, práticas comerciais desleais, custo muito altos, queda no número de clientes, baixo desempenho dos empregados, etc. Este método ajudará a concentrar o foco nas técnicas adequadas e efetivas para solucionar o problema.

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Decida o que pode ser corrigido imediatamente

Se fluxo de caixa é um problema, a solução é criar formas de atrair mais negócios, pedir um empréstimo ou trazer investidores e cortar custos desnecessários. Se a culpa for o desempenho dos funcionários, avaliações de performance devem ser dadas à equipe existente e aqueles que não atendem as necessidades da empresa devem ser substituídos. Se a organização não estiver recebendo a exposição que precisa para obter sucesso, uma campanha publicitária melhor deve ser colocada em prática. Resolva esses tipos de problemas o mais rápido possível para fortalecer recursos enquanto continua a autoauditoria.

Faça uma revisão do orçamento geral

Revise todo e cada item do orçamento e retire todos aqueles que não são absolutamente necessários na rotina empresarial. Exemplos incluem coisas pequenas, como café, serviços de entrega, assinatura de revistas, e também itens mais caros, como benefícios de empregados, despesas gerais de viagem e transporte. Mais pesquisas devem ser feitas para encontrar formas de reduzir gastos de itens essenciais também. Por exemplo, você precisa de material de escritório, mas pode encontrar um fornecedor mais barato? Necessita de espaço, mas pode mudar para um lugar menos caro? Precisa de publicidade, mas pode fazer isso dentro da empresa ou eliminar o que não vem funcionando?

Revise produtos e serviços

Existem produtos ou serviços que não estão mais trazendo resultados positivos para a empresa? Elimine todos aqueles que não são mais rentáveis.

Diminua pessoal

Avalie a performance da equipe e elimine funcionários e funções que já não agregam benefícios à empresa. Existem posições que não são mais essenciais para negociações diariamente? Alguma posição pode ser combinada com outra dando a um mesmo funcionário mais responsabilidade? Algum funcionário pode trabalhar apenas meio período? Existem funcionários que devem ser substituídos?

Considere alianças estratégicas

Existe alguma outra empresa com a qual você possa juntar forças? Combinar recursos com uma empresa com a mesma mentalidade que a sua pode ter um impacto positivo em ambos os negócios. Exemplos de fusões simbióticas incluem a junção de um spa com uma loja de alimentos naturais, um salão de beleza com uma manicure ou uma empresa de banho e tosa com um pet shop.

Contrate um auditor

Pode ser desafiador conduzir uma autoavaliação em uma empresa. Contratar um auditor que seja perito em identificar áreas problemáticas e apresentar soluções viáveis pode ser uma das melhores técnicas para reerguer uma empresa que vai mal.

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Referências

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